A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 25 de Abril de 2019

03/04/2019 16:51

Santa Casa investe em câmeras e lâmpadas de LED para segurança na região

Termo de cooperação entre Santa Casa, Polícia Militar, Sejusp e CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) foi assinado na tarde desta quarta-feira

Geisy Garnes e Fernanda Palheta
Termo de cooperação entre Santa Casa, PM, Sejusp e CDL foi assinado nessa tarde. Na foto, da esquerda para a direita, estão o comandante Acosta, Esacheu presidente do hospital, Ary Carlos, secretário-adjunto da Sejusp e Adelaido Vila (Foto: Paulo Francis)Termo de cooperação entre Santa Casa, PM, Sejusp e CDL foi assinado nessa tarde. Na foto, da esquerda para a direita, estão o comandante Acosta, Esacheu presidente do hospital, Ary Carlos, secretário-adjunto da Sejusp e Adelaido Vila (Foto: Paulo Francis)

A Santa Casa de Campo Grande vai investir R$ 90 mil na instalação de 24 câmeras e 87 postes com lâmpadas de LED em uma tentativa de aumentar a segurança no entorno de todo o hospital. A iniciativa surgiu após os altos índices de furto e roubos na região, que agora também será monitorada pela Polícia Militar através do projeto “Cidadão Integrado”.

O investimento foi anunciado nesta quarta-feira (3) e o monitoramento também irá compor o aplicativo criado pela CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) para auxiliar na segurança feita pela Polícia Militar e Civil na cidade.

Segundo o presidente da Santa Casa, Esacheu Cipriano Nascimento, o aumento da violência no entorno do hospital foi o motivo para a adesão ao programa. “São registrados 74 furtos ou roubos por mês, número considerado alto para nós”, destacou.

Ele afirma que por dia 7 mil pessoas – entre pacientes, acompanhantes e funcionários – passam pela região, que vem sofrendo com o abandono e a presença de usuários de drogas. Ao todo serão 24 câmeras com 4 megas e capacidade de leitura facial de até 30 metros. “Decidimos investir na iluminação justamente para otimizar as gravações”, explicou ainda.

Serão 87 novos postes, instalados pela a Santa Casa, com lâmpadas de LED que usarão a energia produzida por placas solares instaladas no prédio. O investimento é de R$ 90 mil, que segundo o hospital, foi praticamente todo captado com doações.

As imagens serão captadas pelo projeto “Cidadão Integrado” da CDL e compartilhadas com a Polícia Militar de Campo Grande. “Quando as pessoas sabem que estão sendo monitoradas evitam praticar crime, por isso reduz”, afirmou o secretário-adjunto da Sejusp (Secretaria de Estado e Segurança Pública), Ary Carlos Barbosa.

Ainda conforme Barbosa, as imagens tem papel importante na prevenção e também na repressão, ajudam a identificar suspeitos e esclarecer casos. Para o coronel Waldir Ribeiro Acosta, comandante da Polícia Militar, projetos como esse são importantes no combate à criminalidade em toda a cidade. “Essa é uma ferramenta a mais para a polícia. Sempre buscamos parcerias para reduzir a criminalidade”.

Conforme o presidente da CDL, Adelaido Vila, 61 câmeras espalhadas pela Capital já fazem parte do projeto em Campo Grande.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions