ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Santa Casa realiza primeira cirurgia do ano para tratamento de Parkinson

Paciente, que não teve identidade divulgada, sofria há seis anos e passou pelo procedimento no começo do mês

Ana Paula Chuva | 13/05/2022 13:36
Equipe médica durante cirurgia no hospital de Campo Grande. (Foto: Divulgação | Santa Casa)
Equipe médica durante cirurgia no hospital de Campo Grande. (Foto: Divulgação | Santa Casa)

Neste mês de maio, a Santa Casa de Campo Grande realizou a primeira neurocirurgia deste ano para tratamento de Parkinson. O procedimento foi feito pelo especialista Newton Moreira em uma paciente que não teve a identidade divulgada e sofria com a doença há seis anos.

A cirurgia foi acompanhada pela equipe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital. A técnica utilizada foi de Estimulação Cerebral Profunda, que é usada para reduzir os principais sintomas da doença de Parkinson, que são a lentidão nos movimentos, a rigidez e principalmente os tremores. O procedimento é feito em conjunto com algumas medicações e pode ser reversível e ajustável, além de considerado efetivo.

Conforme o médico responsável pela cirurgia, não foram registradas intercorrências durante o procedimento, que é feito com o paciente acordado, e permite observar a melhora dos movimentos ainda no intra-operatório, “tanto pelo efeito insercional do eletrodo ao chegar no alvo cirúrgico quanto pela estimulação quando o eletrodo é ligado”, disse o médico.

O perfil da paciente foi decisivo, segundo o neurocirurgião, para o resultado do procedimento. “A forma rígido-acinética apresentada pela paciente é aquela onde o tremor não é o sintoma mais evidente, mas sim, a rigidez e bradicinesia, a lentidão dos movimentos e no caminhar”, explicou Newton.

Entre os principais benefícios da Estimulação Cerebral Profunda, estão: melhora da qualidade de vida, impacto minimizado dos sintomas, diminuição da medicação, já que ela aumenta o tempo do efeito dos medicamentos e melhora dos principais sintomas, que são os tremores, a rigidez e o excesso de movimentos involuntários.

Nos siga no Google Notícias