ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Santa Casa registra queda no número de doações de órgãos

O principal motivo das recusas segundo a unidade é o desconhecimento dos familiares sobre o desejo do potencial doador.

Adriano Fernandes | 27/03/2018 23:40
O saldo negativo põe em risco a classificação que colocou Mato Grosso do Sul em 4º lugar no país no número de doações de órgãos no ano de 2017. (Divulgação)
O saldo negativo põe em risco a classificação que colocou Mato Grosso do Sul em 4º lugar no país no número de doações de órgãos no ano de 2017. (Divulgação)

A Santa Casa de Campo Grande registrou queda no número de doações de órgãos, neste mês. Das três famílias entrevistadas para a doação todas recusaram doar os órgãos de seus parentes.
O aumento negativa foi também foi para a doação de tecidos, como as córneas.

No mês de março a OPO (Organização de Procura de Órgãos) da Santa Casa foi acionada para entrevistar 14 famílias, destas apenas três autorizaram a doação. O principal motivo das recusas segundo a coordenadora da OPO, enfermeira Ana Paula Silva das Neves, é o desconhecimento do desejo do potencial doador.

“A melhor maneira de se tornar um doador é avisando seus familiares, pois no momento que ocorre o óbito uma equipe especializada irá conversar com eles a fim de viabilizar a doação junto a família. É muito importante que eles saibam do desejo do ente querido”, explica.

Nos três primeiros meses do ano, a OPO entrevistou um total de 32 famílias e, segundo os dados da Organização, apenas seis delas aceitaram doar as córneas. Já para a doação de órgãos dos pacientes diagnosticados com morte encefálica, 21 famílias foram entrevistadas, mas 11 não concordaram com a doação e dez doaram os órgãos dos seus entes.

Até o momento, o hospital registrou três transplantes de rins e córneas. Já em 2017 foram 17 transplantes de rins e córneas e 35 captações de órgãos que beneficiaram pacientes de Mato Grosso do Sul e de outros estados do país.

O saldo negativo põe em risco a classificação que colocou Mato Grosso do Sul em 4º lugar no país no número de doações de órgãos no ano de 2017. A Santa Casa é única unidade captadora do Estado.

Nos siga no Google Notícias