ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é símbolo de fé e devoção

Luciana Brazil | 27/06/2012 06:58
Santuário é símbolo de fé e devoção em Campo Grande. (Fotos: Rodrigo Pazinato)
Santuário é símbolo de fé e devoção em Campo Grande. (Fotos: Rodrigo Pazinato)

A Igreja Católica comemora hoje o dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Com histórias de fé e milagre, o santuário em Campo Grande é símbolo de devoção e espiritualidade. No dia da mãe do eterno auxílio, como chamam os católicos, a expectativa é que aproximadamente 30 mil fiéis participem das celebrações.

Testemunhos de graças alcançadas são relatados por todos os devotos que se reúnem no santuário. Difícil é encontrar quem não tenha alcançado algum auxílio da virgem. “Frequento a novena há 20 anos e são muitas bênçãos recebidas”, disse o gerente comercial, Anderson Rezende, 39 anos.

Entre os bancos do terceiro maior santuário do país se espalham centenas de pessoas que buscam consolo e socorro nas novenas celebradas todas as quartas-feiras. Mas se engana quem pensa que são apenas pedidos. Muitos vêm por amor e carinho a mãe da Igreja.

“Ela é nossa rainha, minha mãe querida. Ela intercede por nós junto a Jesus. Venho no santuário por amor”, afirmou a engenheira Ana Luiza Santí, 27 anos.

Enquanto rezava diante do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a jovem estudante Maria Clara Loureiro, 26 anos, contou como é sua relação com Nossa Senhora.

“No seu colo coloco minhas preocupações. Sei que ela é mãe e cuida de mim. Para os que não acreditam Nela ou para os que não gostam, sempre conto uma história. Se você me convidar para ir a sua casa, mas disser que minha mãe não é bem vinda, eu não vou. E assim é com Nossa Senhora. Se você gosta do Filho, que é Jesus, mas não gosta da mãe, não dá. Se Ela é mãe de Jesus, também é minha mãe”, disse convicta.

Enquanto aguardava o início da missa, na noite de ontem, Naide Marques, 54 anos, já fazia preces no silêncio do seu coração. Com mais motivos para agradecer do que para pedir, Naide saiu de Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande, para cumprir uma promessa e participar da festa de Nossa Senhora.

“Eu vim para participar da novena solene de amanhã (hoje)”.

Devota, a mulher lembrou quais as graças mais precisa agradecer. “Meu filho, que hoje tem 26 anos, bebia e fumava muito. Eu pedi a Nossa Senhora para que ele parasse e hoje já faz três anos que ele não bebe nada e também não fuma”, contou, já com lágrimas no rosto.

E continuou os relatos. “Minha filha ficou grávida no ano passado e era uma gravidez de risco. Eu fiz uma promessa e disse que se desse tudo certo, e minha filha tivesse esse filho, eu viria na festa de Nossa Senhora. Meu neto nasceu e está tudo bem com ele e amanhã (hoje) eu estarei aqui”.

Entre promessas e preces, entre cantos e orações, hoje, a paróquia, considerada território sagrado pelos fiéis, recebe cerca de 20 mil pessoas todas as quartas-feiras, quando acontecem as novenas.

Paróquia monta "Cidade da Padroeira" com barracas de comida e vendas de artigos religiosos.
Paróquia monta "Cidade da Padroeira" com barracas de comida e vendas de artigos religiosos.

Responsável pelo rebanho, o pároco, Dirson Gonçalves, explica que durante o tempo em que está na igreja, há um ano e meio, já aumentou o número de novenas celebradas na quarta-feira. “São mais quatro novos horários. Somos o terceiro santuário do país, em número de fiéis que passam pela igreja nesses dias de oração”.

As novenas na quarta-feira acontecem de hora em hora, começam às 6 horas da manhã e o último horário é às 22 horas. “É muito gratificante, mas a responsabilidade também é muito grande. Tudo que você faz ou dá certo ou dá errado. Não dá para colocar nada em risco. É muita gente”, lembrou o padre.

De acordo com ele, o apoio que recebe das pessoas também faz com que o trabalho dê certo. “É preciso sempre agradecer as pessoas que colaboram comigo. O santuário está crescendo cada vez mais, e isso é maravilhoso”.

Sobre a missão, o padre ressalta que tudo é dado por Deus. “Quando a gente se torna padre devemos estar prontos para qualquer coisa. Deus coloca as coisas no nosso caminho e a gente só obedece. Por menores que sejam as coisas, eu gosto de dar a minha vida por elas, apesar das nossas limitações”.

Novenário: Para celebrar a data de hoje, a igreja programou um novenário, com o tema: “Santuário: lugar de oração, solo sagrado, casa de irmãos”, período onde foram celebradas missas e peregrinações com o ícone de Nossa Senhora. Na noite de ontem, a missa de encerramento foi presidida pelo bispo auxiliar Dom Eduardo Pinheiro.

O pároco Dirson explica que desde o ano passado as peregrinações já veem sendo realizadas. “Nós levamos, no mês de maio, um ícone (quadro) de Nossa Senhora para seis cidades do interior do Estado. Lá as igrejas realizam visitas em vários locais da cidade e depois, em romaria, trazem o ícone até a nossa paróquia”.

Como parte das festividades, a paróquia montou também a “Cidade da Padroeira” com barracas de comida, doces, artesanatos e artigos religiosos, um espaço reservado para o lazer dos fiéis.

Na loja, a vendedora Maria Daniela dos Santos, 33 anos, conta que o livro da novena, as velas e os terços são os artigos mais vendidos na paróquia. “Tem também o livro que conta a história de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”.

Segundo Maria Daniela, além de comprarem, os clientes chegam cheios de histórias e deixam por ali um pedacinho de suas graças. “Eles sempre contam seus testemunhos”, disse a vendedora que é também um milagre. “Eu também tenho um milagre alcançado pela intercessão de Nossa Senhora, que é minha própria vida”.

Conquistas: No dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a novena, no horário das 15 horas, passará a ser transmitida ao vivo pela TV Imaculada. “Muitas pessoas não conseguem vir até a igreja. Tem muitos doentes que agora vão poder acompanhar a novena e demonstrar esse carinho por Maria”.

Nos siga no Google Notícias