ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  05    CAMPO GRANDE 21º

Jogo Aberto

Crise de estrelismo no Parque dos Poderes atinge até quati

Por Maristela Brunetto, Anahi Zurutuza e Silvia Frias | 05/11/2025 06:00
Crise de estrelismo no Parque dos Poderes atinge até quati
Grupo de quatis comendo restos no Parque dos Poderes (Foto: Arquivo)

Ataque de Patricinha? – Tem novela nova no Parque dos Poderes e, olha, nem o streaming mais caro conseguiria tanto drama por episódio. Em uma importante pasta do Governo do Estado, uma ex-autoridade, com passagem pela Assembleia Legislativa, resolveu dar um toque de “show particular” à rotina dos servidores. A moça, que ainda vive sob os holofotes do sobrenome ilustre, parece acreditar que seu crachá vem com coroa, tapete vermelho e direito a súditos pessoais.

Quati vilão – Dizem que tudo pode ser motivo de crise: da vaga no estacionamento, a posição da janela ou até o quati que ousou passar sem pedir licença. O roteiro inclui reviravoltas, cenas de suspense e, claro, uma pitada de estrelismo. O problema é que o drama deixou de ser só entretenimento. Entre uma birra e outra, surgem ameaças, ofensas e sustos dignos de filme de ação. Os seguranças, coitados, já estão prontos para trocar o apito por escudo.

Ranking dos Políticos – Três congressistas federais sul-mato-grossenses apareceram na lista elaborada pelo Ranking dos Políticos, organização que avalia o desempenho dos parlamentares brasileiros de tempos em tempos, como pré-candidatos ao Senado. Além de Nelsinho Trad (PSD), que tentará a reeleição, segundo o levantamento, os deputados Rodolfo Nogueira (PL) e Vander Loubet (PT) pretendem trocar de casa. Resta saber se a organização é capaz mesmo de medir os bastidores da política regional, uma vez que o Partido Liberal, ao que tudo indica, deve lançar o ex-governador Reinaldo Azambuja como candidato a senador.

Fininho - Os cortes de gastos na Prefeitura de Campo Grande já se refletiram até no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande). A edição oficial de terça-feira (4) foi publicada com minguadas 16 páginas, abaixo do usual, que costumava variar de 20 a 40 páginas. Na última página, a explicação: por causa dos novos horários, impostos pelo contingenciamento, o material para publicação somente será recebido às às 11h do dia anterior. É corrida contra o tempo.

Com plateia – O bate-boca entre os deputados estaduais Pedro Kemp (PT) e Carlos Alberto David dos Santos, o Coronel David (PL), sobre a operação que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro, na sessão desta terça-feira (4), foi visto não só por quem acompanha a TV Assembleia, mas também por estudantes de jornalismo que foram convidados para conhecer a rotina dos representantes. A presença do grupo, com cerca de 30 jovens, não inibiu os parlamentares de subirem o tom durante o debate acalorado.

Hidrovia do Paraguai – O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, mencionou a concessão da Hidrovia Paraguai-Paraná como uma das cerca de 25 a serem concretizadas até o final do ano que vem. Ele destacou que esta será a primeira concessão hidroviária do Brasil. A meta, segundo o ministro, é que o Governo Lula complete cerca de 60 leilões, com 26 já realizados, atraindo R$ 35 bilhões em investimentos.

Dois Mississippis – O Rio Paraguai foi lembrado pelo governador Eduardo Riedel ao debater infraestrutura em São Paulo. Junto com o Rio Paraná, são os dois "Mississippis" que o estado possui, comparou ele ao famoso rio dos Estados Unidos, amplamente utilizado para o escoamento de produtos.

Portas escancaradas – Convidado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para ambos falarem sobre desenvolvimento sustentável, Riedel recebeu elogios do governante vizinho. “Eduardo, você tem aqui um fã. Você está fazendo um grande trabalho em Mato Grosso do Sul”, declarou, acrescentando que mantém as "portas escancaradas" para recebê-lo.

Liderança humanizada – O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) iniciou nesta segunda-feira a capacitação intitulada “Conexões que Transformam: Escuta, Feedback e Liderança”, voltada para gerentes, chefes de setor e lideranças. No primeiro dia, os servidores ouviram palestras sobre “liderança humanizada” e “comunicação não-violenta”.

Cuidado com o cidadão – Durante o evento, o secretário estadual de Administração, Frederico Felini, destacou que liderar no setor público envolve “cuidar de pessoas” e conectar propósito e resultados, lembrando que, mesmo com 95% dos serviços do Detran digitalizados, 32% da população ainda busca atendimento presencial. A tecnologia “deve aproximar, e não afastar”, afirmou Felini.