A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

20/04/2015 12:17

Secretaria de Saúde nega demora e diz que captação de órgãos foi no prazo

Aline dos Santos

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) informa que a captação dos órgãos de um menino de 12 anos foi realizada dentro do prazo normal e que, após disponibilização no cadastro nacional, houve resposta positiva para somente três órgãos.

No da 13 de abril, um amigo da família do garoto relatou que houve demora na captação, só realizada após dois adiamentos, e que a equipe médica teve que lutar para manter os órgãos em condições de serem transplantados.

Cientes de que o adolescente estava com morte encefálica, decorrente da queda de uma cama beliche na madrugada de sexta-feira (dia 10 de abril), os pais permitiram a doação de órgãos. O documento foi assinado no sábado e o procedimento marcado para 9h do domingo. Porém, só foi realizado às 22h30.

“No sábado à noite, foi assinado o documento e passado para os pais que as equipes se organizariam e no domingo, às 9h, fariam a a cirurgia retirada do órgãos. Os pais chegaram e falaram que seria às 15h. Foram lá de novo e nada, nada, nada. Isso é absurdo, falam tanto em transplante”, afirmou Renê Ocampo Alves, amigo da família e coronel do Exército, ao Campo Grande News.

Conforme a SES, foram captados cinco órgãos, sendo três com resposta positiva para doação. De acordo com a secretaria, não teve resposta imediata do banco nacional. “A equipe faz avaliação e viu que não atendia os pré requisitos”, informa.

O menino de 12 anos sofreu uma queda da cama beliche e bateu fortemente a cabeça. A queda foi na madrugada do dia 10. Ele foi levado ao Hospital Militar, onde passou por cirurgia. Contudo, foi diagnosticada a morte encefálica.

Captação demora, família sofre e só alguns órgãos de menino são doados
Um gesto de amor ao próximo em meio à dor extrema da perda do filho de 12 anos trouxe ainda mais sofrimento para uma família de Campo Grande. Cientes...
Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions