ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Secretário diz que SUS não contabiliza atendimento em clínica particular

Aline dos Santos | 06/12/2011 12:45

Ele contesta dados de auditoria do Tribunal de Contas da União

O desempenho ruim de Mato Grosso do Sul na auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre tratamento de câncer é contestado pelo secretário municipal de Saúde de Campo Grande, Leandro Mazina Martins.

Segundo ele, na Capital, o tratamento de radioterapia é oferecido no Hospital do Câncer e na clínica Neorad. Porém, os atendimentos feitos na clínica particular e pagos pela prefeitura e governo não são contabilizados pelo Datasus (Departamento de Infomática do Sistema Único de Saúde). “Por isso o resultado ruim”, explica o secretário.

Com o setor de radioterapia do HU (Hospital Universitário) fechado há três anos, a clínica particular Neorad foi contratada pelo poder público para atender aos pacientes.

Em um dos contratos, datado de novembro do ano passado, a clínica recebeu R$ 1 milhão pelos serviços prestados em quatro meses. Na época, a fila de espera, conforme o MPF (Ministério Público Federal), chegava a 170 pessoas. Diante da situação emergencial, o órgão aceitou a medida como solução temporária.

De acordo com a assessoria de imprensa do HU, um último equipamento está sendo licitado para que o serviço de radioterapia seja reativado. A Vigilância Sanitária Estadual exigiu a compra de um carrinho com desfibrilador, utilizado em manobras de ressuscitação. “Vamos reativar o mais rápido possível”, garante o secretário.

Nos siga no Google Notícias