ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Segunda dose contra HPV está disponível para adolescentes na Capital

Somente neste ano, 5.230 meninos e meninas procuraram as unidades de saúde em Campo Grande.

Anahi Gurgel | 31/08/2018 18:33
Adolescentes devem tomar segunda dose da vacina contra HPV em setembro. (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)
Adolescentes devem tomar segunda dose da vacina contra HPV em setembro. (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) faz um alerta para pais e responsáveis, que devem procurar os postos de saúde de Campo Grande para vacinar seus filhos adolescentes contra o HPV. Uma campanha publicitária de “convocação” foi lançada nesta terça-feira (04) pelo Governo Federal para mobilizar a população quanto à segunda dose da vacina.

Em Campo Grande, desde quando as doses foram distribuídas nas unidades de saúde, em fevereiro deste ano, foram vacinadas 2.518 meninas de 9 a 14 anos, e 2.712 meninos, de 11 a 14 anos. O levantamento contempla o período entre fevereiro e maio. 

Foram 532 meninas e 606 meninos em fevereiro; 655 meninas e 776 meninos em março, 661 meninas e 688 meninos em abril e 670 meninas e 642 meninos em maio, de acordo com a assessoria da Sesau.

“É importante alertar que cobertura vacinal só está completa com as duas doses, por isso quem tomou a primeira dose deve voltar aos postos após seis meses”, comunicou o Ministério da Saúde.
Também está disponível a primeira dose para os adolescentes – que devem tomar a segunda dentro de seis meses.

Trata-se de uma iniciativa diferente de uma campanha de imunização, que sempre tem período determinado para início e fim. Essa tem foco na publicidade de mobilização, uma vez que a vacina contra o HPV faz parte do calendário de rotina disponível nas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde).

Em todo o País são mais de 20 milhões de adolescentes, que devem ser levados às unidades de saúde para receber a segunda dose da vacina.

A meta é vacinar 9,7 milhões de meninas de 9 a 14 anos e 10,8 milhões de meninos de 11 a 14 anos. Ao todo, o Ministério da Saúde investiu R$ 567 milhões na aquisição das vacinas, que protegem contra vários tipos de câncer em homens e mulheres.

Desde a incorporação da vacina HPV no Calendário Nacional de Vacinação, 4 milhões de meninas de 9 a 14 anos procuraram as unidades do SUS para completar o esquema com a segunda dose - 41,8% das crianças a serem vacinadas. Com a primeira dose, foram imunizadas 4 milhões de meninas nesta mesma faixa, o que corresponde a 63,4%.

Entre os meninos, que foram incluídos na vacinação contra HPV em 2017, 2,6 milhões foram vacinados com a primeira dose - 35,7% do público alvo. Em relação à segunda dose, foram aplicadas 911 mil vacinas em meninos de 11 a 14 anos.

Nos siga no Google Notícias