ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEGUNDA  08    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Segunda fase da Operação Limpa Fios recolhe 24 mil metros de cabos obsoletos

O foco foi no quadrilátero formado pelas avenidas Mato Grosso, Afonso Pena, Calógeras e pela Rua Treze de Maio

Por Izabela Cavalcanti | 08/12/2025 08:47
Segunda fase da Operação Limpa Fios recolhe 24 mil metros de cabos obsoletos
Equipes da Energisa recolhendo fios irregulares na Avenida Calógeras (Foto: Paulo Francis)

A segunda fase da Operação Limpa Fios, realizada no domingo (07), finalizou com 24 mil metros de fiação recolhida na região central de Campo Grande. A ação durou das 6h30 às 13h30 e precisou ser interrompida devido à chuva.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A segunda fase da Operação Limpa Fios em Campo Grande recolheu 24 mil metros de fiação irregular na região central da cidade. A ação, realizada no domingo (07), concentrou-se em um quadrilátero formado pelas avenidas Mato Grosso, Afonso Pena, Calógeras e Rua Treze de Maio, inspecionando 79 postes. A operação, que precisou ser interrompida devido à chuva, é uma iniciativa conjunta da Agems e Prefeitura de Campo Grande. Segundo o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, o projeto se tornará permanente e será expandido para os bairros no próximo ano, embora ainda sem cronograma definido.

A concentração foi em um novo quadrilátero, formado pelas avenidas Mato Grosso, Afonso Pena e Calógeras e na Rua Treze de Maio. As equipes conseguiram atingir 79 postes, sendo 28 na Treze de Maio, 35 na Calógeras e 16 na Afonso Pena.

Na primeira etapa, foram vistoriados 43 postes, com a retirada de cerca de 15 mil metros de fios irregulares. Segundo a Sear (Secretaria Especial de Articulação Regional) de Campo Grande, para a segunda fase, a expectativa era de retirada de mais de 30 mil metros de fios. Ao todo, já foram 122 postes fiscalizados, 5,76% do total de 2,1 mil postes em Campo Grande.

De acordo com o diretor-presidente da Agems (Agência Estadual de Regulação), Carlos Alberto de Assis, apesar de atingir a meta, será feita uma reunião para tentar dar continuidade ao quadrilátero.

“Hoje vamos ter uma reunião e vamos continuar para fechar esse desenho que foi feito. Te mais, nós vamos tentar finalizar essa semana para que a gente possa fazer uma reunião, ver o que deu certo e o que deu errado”, pontuou.

Ele afirma que o projeto irá se estender para os bairros no próximo ano, mas que ainda não tem o cronograma definido.

“O calendário se estende para os bairros. Ainda não temos os bairros, quero saber primeiro o que deu certo. A operação não para mais, é permanente”, completou.

A operação contou com a participação da Agems, da Energisa e da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sear, Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e GCM (Guarda Civil Metropolitana).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.