ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Sem leitos no SUS, Estado vai pagar custos de paciente na rede privada

Sem plano de saúde, o paciente internado com covid não possui recursos para pagar o tratamento particular

Jhefferson Gamarra | 17/03/2021 15:33
Sem vagas em UTI bancadas pelo SUS, paciente deverá continuar o tratamento na rede particular (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Sem vagas em UTI bancadas pelo SUS, paciente deverá continuar o tratamento na rede particular (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Rodrigo Zago, 37, internado com covid-19 desde o dia 11 de março no Hospital El Kadri, conseguiu na Justiça, o direito de transferência para leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) custeado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Caso a transferência seja negada por falta de vagas, o Estado terá que arcar com o tratamento na rede particular.

De acordo com o advogado, Niutom Chaves Ribeiro Júnior, a decisão proferida pelo juiz Ricardo Galbiati da 2ª Vara da Fazenda Pública e Registros Públicos é democrática e atende tanto os interesses do paciente e também do hospital.

“A decisão foi dada em favor do paciente para arrumar uma vaga no leito público, caso não tenha vaga no SUS, o estado terá que custear o tratamento dele na rede particular. Entramos com a ação para dar garantia no tratamento do paciente e para dar segurança de que o hospital será ressarcido”, informou o advogado que acompanha o caso.

A decisão favorável ao paciente foi tomada em caráter de tutela de urgência devido a sua situação crítica de saúde. De acordo com o advogado o Estado já foi intimado sobre a decisão.

A gravidade da doença acabou aumentando e o paciente precisou ser intubado e encaminhado para a UTI. O paciente não possui plano de saúde e deu entrada em leito particular como alternativa para conseguir atendimento. O custo diário é em média R$ 8 mil, fato que faz com que ele necessite de vaga custeada pelo Poder Público.

Nos siga no Google Notícias