A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019

04/04/2017 18:33

Sem multar, lombadas ‘mentem’ velocidade por causa de água no visor

Empresa responsável por manutenção desligou medidores que ficam em frente a posto de saúde e causavam confusão

Anahi Zurutuza
Equipamento foi desligado na tarde de hoje (Foto: Alcides Neto)Equipamento foi desligado na tarde de hoje (Foto: Alcides Neto)
Ontem, visor mostrava velocidades acima dos 70 km/h (Foto: Alcides Neto)Ontem, visor mostrava velocidades acima dos 70 km/h (Foto: Alcides Neto)

As lombadas eletrônicas que ficam na avenida José Nogueira Vieira, no Tiradentes – leste da Capital – foram desativadas depois que o Campo Grande News denunciou que os equipamentos estavam “mentindo” a velocidade. A Perkons, empresa responsável pela manutenção, lembrou que medidores de velocidade e outros 65 instalados na cidade não estão multando deste dezembro, embora alguns deles ainda estejam funcionando.

Ainda de acordo com a Perkons, os aparelhos que mostram velocidades absurdas, muito diferente das empregadas pelos motoristas, apresentam defeito no visor na verdade. O problema é causado pela entrada de água, segundo a empresa.

A denúncia sobre as lombadas “mentirosas”, instaladas em frente ao CRS (Centro Regional de Saúde) do bairro Tiradentes, chegou ao Campo Grande News por leitores.
Um deles, Gilson Araújo, conta que percebeu o defeito quando passou pelo local no início da tarde desta segunda-feira (3). “Eu estava a uns 20 km/h, mas a lombada marcou 78 km/h. O veículo que estava na minha frente também registrou a velocidade errada”, relatou.

Preocupado em ser multado, até porque estava com o carro da empresa para qual trabalha, Gilson relata que ligou para a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e foi informado que desde dezembro, o equipamento não emite multas. “Me garantiram que eu não seria multado e disseram que como estão recebendo muitas reclamações iamenviar um técnico para desligá-la”.

A Perkons confirmou que os equipamentos foram desligados para evitar que motoristas façam confusão. A reportagem voltou ao local na tarde de hoje para conferir a situação e constatou que os aparelhos realmente foram desligados.

Fim do contrato – A empresa informou ainda que as lombadas em questão “fazem parte do escopo do contrato entre a Perkons e a Agetran, que findou em dezembro de 2016”.

Os 66 equipamentos da Perkons “alugados” pela Prefeitura de Campo Grande foram mantidos ligados, mas não estão multando. Segundo a empresa, a decisão foi tomada porque os medidores de velocidade continuam servindo para inibir o excesso de velocidade nas vias onde estão instalados.

Enquanto os radares não forem retirados por iniciativa da Perkons ou não apresentarem defeitos, continuarão ligados.

Visor de lombadas do Parque dos Poderes chegaram a marcar velocidade errada, mas voltaram a mostrar velocidades dentro do ‘normal’ (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)Visor de lombadas do Parque dos Poderes chegaram a marcar velocidade errada, mas voltaram a mostrar velocidades dentro do ‘normal’ (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Parque dos Poderes – Em janeiro, as lombadas eletrônicas instaladas na avenida do Poeta, em frente à Governadoria, no Parque dos Poderes, marcavam velocidade diferente à que motoristas passavam por elas. Na manhã do dia 13, uma sexta-feira, o Campo Grande News registrou a situação e a Perkons S.A, responsável pelo equipamento, fez reparo no mesmo dia.

No entanto, a reportagem recebeu reclamação de que há alguns dias, as lombadas da frente da Governadoria voltaram a apresentar defeito. Contudo, na tarde desta segunda-feira, quando a equipe esteve no local e os equipamentos apresentavam funcionamento normal.

A Perkons informou que os aparelhos “eventualmente, podem apresentar o mesmo problema nos displays”, causados pela entrada da água da chuva, mas ressalta que “nenhum momento motoristas que passaram pelos equipamentos dentro da velocidade permitida na via foram multados, mesmo que o visor tenha mostrado outra velocidade”.

 



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions