ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Sem profissionais da Saúde, MP quer apoio das Forças Armadas e universidade

A proposta foi feita durante audiência de conciliação na Justiça de Campo Grande

Aline dos Santos | 30/03/2021 08:35
UPA Vila Almeida deve receber estrutura para internar paciente com covid. (Foto: Kísie Ainoã)
UPA Vila Almeida deve receber estrutura para internar paciente com covid. (Foto: Kísie Ainoã)

Com colapso da Saúde nesta pandemia de coronavírus, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) propôs pedir ajuda das Forças Armadas e de universidades para reforçar o quadro de profissionais.

Coordenadora adjunta do Gaeds (Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde), a promotora Filomena Aparecida Depolito Fluminhan entrou com ação judicial para ampliar o número de leitos clínicos e de UTI covid-19 em Campo Grande.

Segundo o Ministério Público, diante da escassez de recursos humanos, a promotora propôs também o apoio do Exército, Marinha e Aeronáutica na disponibilização de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Além do apoio da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Uniderp. Conforme o Coren (Conselho Regional de Enfermagem), as instituições  têm cursos de residência dos mencionados profissionais, que auxiliarão na ampliação de leitos de UTI e clínicos.

A proposta foi feita durante audiência de conciliação na semana passada. Na ocasião, a prefeitura assegurou que vai ampliar 10 leitos de UTI e 44 leitos clínicos até dia 5, data da próxima reunião na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.

O plano é ativar leitos intensivos no El Kadri e os clínicos em duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento): Vila Almeida e Universitário.

Nos siga no Google Notícias