ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Sem redução de leitos covid, HR só deve retomar cirurgias eletivas em dezembro

Há 10 dias números continuam iguais; ideia é garantir que não faltem leitos para pacientes positivos para o novo coronavírus

Liniker Ribeiro | 10/09/2020 14:59
Entrada do Hospital Regional de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Entrada do Hospital Regional de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Mesmo autorizado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) a retomar cirurgias eletivas suspensas há pouco mais de cinco meses, desde o início da pandemia, o Hospital Regional de Campo Grande só deve voltar a realizar os procedimentos no mês de dezembro. Segundo a direção da unidade de saúde, a medida visa garantir que leitos continuem disponíveis para pacientes covid-19, já que nos últimos 10 dias não houve diminuição nos índices da doença, no hospital.

“O momento tem que ser de prudência para que não falte leitos para pacientes com a Covid-19. Há 10 dias os índices não diminuem. Não conseguimos baixar de 95 pacientes internados nos nossos leitos de CTI”, afirma a diretora do Hospital Regional, Rosana Leite de Melo.

Ainda segundo a médica, o retorno das eletivas em dezembro também dependerá dos números da doença, podendo os procedimentos continuar suspensos até 2021. Antes disso, apenas procedimentos considerados de urgência serão realizados.

“Fizemos um planejamento e estamos pensando em uma ilha de CTI com 10 leitos não Covid para poder retomar as cirurgias de urgências eletivas e eletivas essenciais a partir de novembro, provavelmente. Já as cirurgias eletivas, a depender da evolução da pandemia, a partir de dezembro ou janeiro de 2021”, afirma Rosana.

A decisão de paralisar cirurgias eletivas foi anunciada pela secretaria estadual de saúde no dia 20 de março e entrou em vigor três dias depois. Conforme o decreto, os recursos humanos e materiais que foram liberados em razão da suspensão, foram direcionados para o enfrentamento da emergência de saúde pública em razão da pandemia.

Santa Casa – Com mais de 600 pacientes na fila de espera, a Santa Casa anunciou que as cirurgias eletivas no local retomam no próximo dia 24. Ao todo, 664 procedimentos foram cancelados no início da pandemia.

Regras – Para que os procedimentos sejam retomados, decreto conscientiza sobre ações necessárias por parte dos hospitais. A resolução prevê que na região onde serão realizadas as cirurgias exista um número apropriado de leitos hospitalares disponíveis, incluindo leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva).

Também deve estar garantida a existência de equipamentos de proteção individual (EPI), além dos insumos necessários para a execução de cada procedimento, ventiladores mecânicos e equipe treinada para tratar todos os pacientes, relacionados ou não à doença covid-19.

Ainda conforme a publicação os hospitais devem instituir uma comissão que vai estabelecer estratégias de priorização da agenda cirúrgica, atento a situação local referente à pandemia da covid-19.

Nos siga no Google Notícias