A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

28/04/2012 15:46

Sem saber, família mora há 15 anos com bomba no Nova Campo Grande

Aline dos Santos

A cápsula de canhão já serviu para segurar porta e, até, para que as crianças amassassem latinhas.

Dentro de casa, artefato servia para escorar porta. (Foto: Pedro Peralta)Dentro de casa, artefato servia para escorar porta. (Foto: Pedro Peralta)

Sem saber, uma família mora há 15 anos com uma bomba no bairro Nova Campo Grande. Neste sábado, a poucos metros da casa de Jerusa Pereira dos Santos, de 40 anos, a Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) detonou um artefato militar encontrado por um operário num canteiro de obras. A casa de Jerusa e a construção ficam na avenida 5.

A moradora conta que encontrou o explosivo quando fazia uma fossa. “Moro aqui há 17 anos e ajudava o meu marido nas obras da casa. De repente, bati em algo de metal e fiquei pensando o que será que era isso?”, diz.

A cápsula de canhão, que hoje ela não tem mais coragem de segurar, já serviu para segurar porta e, até, para que as crianças amassassem latinhas.

Ela explica que o único cuidado era sempre bater só a base do material, sem mexer na ponta. Na casa, moram Jerusa, o marido e duas filhas.

A moradora conta que encontrou o explosivo quando fazia uma fossa. (foto: Pedro Peralta)A moradora conta que encontrou o explosivo quando fazia uma fossa. (foto: Pedro Peralta)

Após ver a foto do artefato, um capitão da reserva do Exército disse que se trata mesmo de uma cápsula de canhão ainda não deflagrada. “Foi uma grande sorte da família, que só usou a base do artefato. Mesmo assim era um risco”, salienta.

Pelo bairro, os moradores afirmam que ali já foi área de treinamento do Exército. Outra versão popular é de que os artefatos são ainda remanescentes da Guerra do Paraguai. Neste sábado, o artefato detonado no canteiro de obras foi encontrado pelo operador de máquina José Ronaldo de Souza Ferreira, de 26 anos.

“Fui lavar, não sabia o que era e fiquei desfilando com ela [bomba] na mão”, conta Maranhão, que na obra ganhou o apelido de seu Estado natal. Segundo ele, os militares disseram que o artefato tinha mais de 70 anos. A detonação chamou atenção dos vizinhos pelo forte barulho.



ee minha cara regina lucia eu sou testemunha viva disso , a dona gerusa dos santos e minha tia eu fui um dos muitos que com aquela capsula amacei muitas latinhas ,apesar de ter servido o EB exercito brasileiro jamais imaginaria que poderia detonar aqualquer momento , DEUS ee sim maravilhoso .
 
jackson dos santos morais em 01/05/2012 04:15:20
Olha só o risco que essa família passou, entendo que seria justo o Exército Brasileiro sofrer uma ação indenizatória a essas pessoas; pois o artefato deveria ser controlado pela referida instituição.
 
José Augusto de Carvalho Barbosa em 30/04/2012 09:26:20
MUITAS GRANADAS DE CANHÃO ESTÃO ENTERRADAS NAQUELE LOCAL, POR QUE NA DECADA DE 40 E 50 ERA LOCAL DE EXERCICIO DE TIRO DE ARTILHARIA QUE EXISTIA AQUI EM CAMPO GRANDE (HOJE EM RONDONOPOLIS), SOU OFICIAL DE ARTILHARIA DA RESERVA E, EM 1973 / 74, FUI ENCARREGADO DE DESTRUIR GRANADAS QUE ERAM ENCONTRADAS NO LOCAL, QUANDO FOI FUNDADA O BAIRRO NOVA CAMPO GRANDE, ACONSELHO HOJE A TEREM CUIDADO .
 
pedro vargas em 29/04/2012 11:39:22
OLHA COMO DEUS E MARAVILHOSO QUE PROTEÇÃO DIVINA 15 ANOS E MUITA COISA QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO ESSA FAMILIA É MUITOS DUVIDAM ELE ESTA SEMPRE PERTO DE NÓS.
 
regina lucia alves em 29/04/2012 11:02:03
GUERRA!!!!!GUERRA....VAI TER GUERRA GENTE..ESCONDA A BOMBA.....
 
safari faris em 29/04/2012 07:48:02
caro Jose Bonifacio, o serviço que fiz ha quase 40 anos foi o mesmo que os policiais fizeram hoje, destruir o que foi encontrado, ñ era minha reponsabilidade procurar,quanto a remuneração, sou R/2 ,NÃO RECEBO NEM HUM CENTAVO DO GOVERNO, E NA EPOCA DESTRUI MUIDAS GRANADAS ENCONTRADAS, ARRISCANDO A MINHA VIDA , E EU TINHA 23 ANOS
 
PEDRO VARGAS em 29/04/2012 06:59:23
...Não seria interessante a Polícia de Mato Grosso do Sul ou o Exército Brasileiro pensarem uma maneira de fazer uma "varredura" neste local, visto que, esta sendo feito serviços de terraplenagem no local.
 
Wellington Maia em 29/04/2012 06:50:37
EE MEU AMIGO PEDRO VARGAS , VOCE NAO FEZ O SEU TRABALHO DIREITO!!!
E VC RECEBEU POR ISSO !!! DEVER SER REPONSABILIZADOS POR ESSES FATOS.
ESSE E NOSSO EXERCITO , BRASIL!!!!
 
JOSE BONIFACIO em 29/04/2012 05:04:37
Foi realmente muita sorte desta família, que serve como exemplo para mais moradores ao encontrar algo diferente, não utilizar qualquer coisa sem saber do que se trata, concordo com a opinião da Regina Lúcia, só pode ser realmente a mão de Deus que abençoou esta família.
 
Elaine Cristina Soler Costa em 29/04/2012 01:54:27
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions