A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019

19/07/2019 09:47

Semáforo em vez de rotatória vai evitar acidentes na Divisão, dizem comerciantes

Equipamentos instalados no trecho onde havia rotatória estão funcionando desde a tarde de quinta-feira (19)

Ronie Cruz
Semáforos estão funcionando desde a tarde desta quinta-feira (19). (Foto: Marina Pacheco)Semáforos estão funcionando desde a tarde desta quinta-feira (19). (Foto: Marina Pacheco)

A Rua da Divisão ganhou quatro semáforos no lugar da antiga rotatória que ficava no cruzamento com a rua Eva Peron, no Bairro Granja São Luiz. Com os equipamentos já em pleno funcionamento, comerciantes no entorno que reclamavam de acidentes no trecho dizem já sentir a diferença e afirmam que a nova sinalização vai inibir novos acidentes.

A comerciante Neya Lima, 44, por exemplo, diz que já contou de quatro a cinco acidentes por semana no cruzamento. Após a ativação dos equipamentos na tarde desta quinta-feira (18), ela afirma ter percebido que a semaforização do trecho já beneficia o comércio. “Teve uma mulher que veio aqui ontem e disse que nunca tinha reparado na minha loja e só percebeu depois que parou no sinal fechado”.

Na manhã desta sexta-feira (19), equipes da Agetran Comerciantes faziam a instalação de sinalização horizontal e acompanhavam o fluxo de veículos no local. Placas proibindo o estacionamento de veículos nas esquinas, além da pintura do meio fio de amarelo, já foram finalizadas.

Segundo o proprietário de um sacolão na esquina, Irinel Ribeiro Souza, 58, a rotatória antiga não fazia sentido e era constantemente ignorada. “Antes na rotatória tinha muito acidente aí. Os veículos passavam por cima da rotatória, principalmente quando iam fazer a conversão”, explica.

 

Placa proibindo estacionamento na esquina sendo instalada (Foto: Marina Pacheco)Placa proibindo estacionamento na esquina sendo instalada (Foto: Marina Pacheco)

Troca - Conforme técnicos da agência, a troca da rotatória pelos aparelhos foi a alternativa encontrada para garantir segurança ao trânsito no local, onde foram registrados acidentes e congestionamentos pontuais, principalmente no início da manhã e final da tarde, horários de grande fluxo de veículos.

Como as vias são estreitas para comportar o tráfego em mão dupla, os ônibus do transporte coletivo enfrentam dificuldades para contornar a rotatória.

A Rua da Divisão atravessa vários bairros servindo de acesso a conjuntos habitacionais como Aero Rancho e Parati. A Rua Eva Peron se conecta com a Rua Ana Luiza de Souza, principal corredor dos bairros que ficam próximo ao Bairro Pioneiros.

Outras intervenções – Em 2017, estudos do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e da Agetran apontaram intervenções semafóricas como medida viável para solucionar problemas de congestionamento no cruzamento das avenidas Mato Grosso com a Nelly Martins (Via Parque). Inicialmente, os motoristas estranham a combinação, porém, a melhora no fluxo de trânsito da região foi de 80%. O investimento foi de R$ 1,6 milhão.

Em 2018, foi a vez da rotatória no cruzamento das avenidas Costa e Silva, Gury Marques e Interlagos, na região da Vila Progresso. As intervenções semafóricas para dar melhor fluidez ao trânsito custaram cerca de R$ 1 milhão.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions