ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Semáforo em vez de rotatória vai evitar acidentes na Divisão, dizem comerciantes

Equipamentos instalados no trecho onde havia rotatória estão funcionando desde a tarde de quinta-feira (19)

Ronie Cruz | 19/07/2019 09:47
Semáforos estão funcionando desde a tarde desta quinta-feira (19). (Foto: Marina Pacheco)
Semáforos estão funcionando desde a tarde desta quinta-feira (19). (Foto: Marina Pacheco)

A Rua da Divisão ganhou quatro semáforos no lugar da antiga rotatória que ficava no cruzamento com a rua Eva Peron, no Bairro Granja São Luiz. Com os equipamentos já em pleno funcionamento, comerciantes no entorno que reclamavam de acidentes no trecho dizem já sentir a diferença e afirmam que a nova sinalização vai inibir novos acidentes.

A comerciante Neya Lima, 44, por exemplo, diz que já contou de quatro a cinco acidentes por semana no cruzamento. Após a ativação dos equipamentos na tarde desta quinta-feira (18), ela afirma ter percebido que a semaforização do trecho já beneficia o comércio. “Teve uma mulher que veio aqui ontem e disse que nunca tinha reparado na minha loja e só percebeu depois que parou no sinal fechado”.

Na manhã desta sexta-feira (19), equipes da Agetran Comerciantes faziam a instalação de sinalização horizontal e acompanhavam o fluxo de veículos no local. Placas proibindo o estacionamento de veículos nas esquinas, além da pintura do meio fio de amarelo, já foram finalizadas.

Segundo o proprietário de um sacolão na esquina, Irinel Ribeiro Souza, 58, a rotatória antiga não fazia sentido e era constantemente ignorada. “Antes na rotatória tinha muito acidente aí. Os veículos passavam por cima da rotatória, principalmente quando iam fazer a conversão”, explica.

Placa proibindo estacionamento na esquina sendo instalada (Foto: Marina Pacheco)
Placa proibindo estacionamento na esquina sendo instalada (Foto: Marina Pacheco)

Troca - Conforme técnicos da agência, a troca da rotatória pelos aparelhos foi a alternativa encontrada para garantir segurança ao trânsito no local, onde foram registrados acidentes e congestionamentos pontuais, principalmente no início da manhã e final da tarde, horários de grande fluxo de veículos.

Como as vias são estreitas para comportar o tráfego em mão dupla, os ônibus do transporte coletivo enfrentam dificuldades para contornar a rotatória.

A Rua da Divisão atravessa vários bairros servindo de acesso a conjuntos habitacionais como Aero Rancho e Parati. A Rua Eva Peron se conecta com a Rua Ana Luiza de Souza, principal corredor dos bairros que ficam próximo ao Bairro Pioneiros.

Outras intervenções – Em 2017, estudos do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e da Agetran apontaram intervenções semafóricas como medida viável para solucionar problemas de congestionamento no cruzamento das avenidas Mato Grosso com a Nelly Martins (Via Parque). Inicialmente, os motoristas estranham a combinação, porém, a melhora no fluxo de trânsito da região foi de 80%. O investimento foi de R$ 1,6 milhão.

Em 2018, foi a vez da rotatória no cruzamento das avenidas Costa e Silva, Gury Marques e Interlagos, na região da Vila Progresso. As intervenções semafóricas para dar melhor fluidez ao trânsito custaram cerca de R$ 1 milhão.

Nos siga no Google Notícias