Semáforos da Rui Barbosa e Zahran serão os primeiros com ajuste on-line
A previsão é de que a instalação ocorra até o final do primeiro trimestre de 2023
Os semáforos de 29 cruzamentos da Rua Rui Barbosa e da Avenida Zahran, serão os primeiros a terem ajuste on-line dos tempos, além de funcionar em onda verde. A previsão é de que a instalação ocorra até o final do primeiro trimestre de 2023.
O ajuste será feito a partir da Central de Trânsito e Mobilidade Urbana. Para isso, o ajuste on-line contará também com o funcionamento de 29 controladores e nobreaks, além de 58 câmeras de monitoramento.
Conforme explicação da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), na prática, para conseguir fazer o controle de tempo ou reestabelecer o semáforo, não será mais necessário ir até o local, sendo possível fazer pela Central.
Na Avenida Zahran, por exemplo, os equipamentos já estão em fase de testes em 16 semáforos, abrangendo desde a confluência com a Joaquim Murtinho até a Avenida Calógeras.
Na Rui Barbosa serão instalados 13 controladores e 43 câmeras, já em processo de aquisição, cobrindo toda a extensão da via (7,6 km) desde o viaduto da UFMS até a rotatória com a Avenida Rachid Neder. Em cada um dos cinco terminais de embarque de ônibus, estão previstas 3 câmeras.
De acordo com os técnicos da Agetran, a novidade vai dar mais fluidez ao tráfego, eliminar ou reduzir gargalos no trânsito nos horários de pico do movimento ou em situações eventuais.
Segundo o secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, estas câmeras na Rui Barbosa se somarão com as 80 já em funcionamento no centro.
Além disso, o reordenamento da rotatória da Avenida Três Barras, em processo de licitação, também prevê estes equipamentos, bem como a rotatória da Rui Barbosa /Rachid Neder/14 de Julho.