ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Semáforos inteligentes começam a ser instalados na Avenida Zahran

Primeiras câmeras foram instaladas na altura da Rua 13 de Maio; aparelhos auxiliarão tempo de abertura

Liniker Ribeiro | 18/10/2019 14:08
Aparelho instalado em semáforo da Avenida Eduardo Elias Zahran com a Rua 13 de Maio (Foto: Direto das Ruas)
Aparelho instalado em semáforo da Avenida Eduardo Elias Zahran com a Rua 13 de Maio (Foto: Direto das Ruas)

É quase impossível passar pelo cruzamento da Avenida Eduardo Elias Zahran com a Rua 13 de Maio, região do Jardim Paulista, em Campo Grande, sem perceber o novo equipamento instalado no local. Uma câmera, colocada acima do semáforo, tem chamado atenção de motoristas e motociclistas.

O aparelho faz parte do sistema tecnológico apresentado em agosto deste ano, pela prefeitura, que permitirá o monitoramento ao vivo do trânsito da Capital. Chamados de “semáforos inteligentes”, os aparelhos permitirão identificar de forma rápida os pontos com maior congestionamento na cidade, possibilitando uma solução instantânea.

“Diferente dos controladores de tempo fixo, os em tempo real são programados para funcionar o verde, amarelo e vermelho, mas os planos podem mudar rapidamente”, explica o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine de Lima Bruno.

Segundo ele, os equipamentos serão instalados em diferentes cruzamentos, sendo que os semáforos estarão interligados por fibra óptica. Sendo assim, em casos de acidente, por exemplo, se a fila de veículos aumentar em uma via, o sistema fará a contabilização dos veículos e informará a Central. Automaticamente, sem necessidade de interferência humana, a Central flexibilizará o tempo de abertura do semáforo, permitindo que onde haja mais trânsito, o tempo de passagem seja maior.

No mesmo tempo, os aparelhos enviarão a mudança de tempo para outros cruzamentos para que o sincronismo entre eles continue valendo.

Por enquanto, as câmeras foram instaladas apenas no cruzamento da Eduardo Elias Zahran com a 13 de Maio. Mas, a expectativa da Agetran, é instalar os aparelhos em toda a extensão da Zahran, até o fim do ano.

O sistema beneficiará, inclusive, a região da rotatória da Rua Joaquim Murtinho, fim da Zahran e início da Ceará. No local, aliás, a prefeitura planeja a substituição da rotatória por semáforos, igual o que aconteceu nas rotatórias da Avenida Mato Grosso com a Via Parque e na região da Coca Cola.

A inclusão dos semáforos inteligentes inclui implantação da fibra óptica, instalação de câmeras, substituição de controladores e de cabeamento. A previsão é de que tudo comece a funcionar no início de 2020, conforme Janine.

Nos siga no Google Notícias