A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

21/11/2014 21:37

Semana de Conciliação terá mais de 4 mil processos e começa na segunda-feira

Eduardo Penedo

A Justiça de Mato Grosso do Sul realizará do dia 24 ao 28 a Semana da Conciliação que conta com mais de quatro mil processos agendados. A coordenação da Semana da Conciliação no Estado está a cargo do Des. Romero Osme Dias Lopes e dos juízes Fábio Possik Salamene (titular) e Flávio Saad Peron (suplente), sob a presidência do desembargador coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMS.

O juiz da 14ª Vara Cível de Campo Grande Fábio Possik Salamene, integrante da coordenação do evento no Estado, explica que quando um acordo é fechado não há apenas um beneficiário, já que um dos pressupostos da conciliação é que ambas as partes cedam um pouco.

Na prática, a Semana da Conciliação é um esforço concentrado que visa mobilizar a sociedade e os operadores do direito a buscar a resolução de seus conflitos, já ajuizados, por meio da conciliação, um método em que as duas partes saem ganhando.

Do total de processos agendados, mais de mil foram pedidos feitos pelas partes de forma on-line, disponível apenas para ações de 1º grau e, a exemplo das edições anteriores, a expectativa é manter o número elevado de conciliações este ano. Todas as comarcas do Estado, bem como os Juizados Especiais e a Justiça Itinerante participarão da ação.
Vários tipos de conflitos podem ser resolvidos por meio da conciliação como pensão alimentícia, divórcio, desapropriação, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras e problemas de condomínio. No entanto, não se pode conciliar em casos envolvendo crimes contra a vida (homicídios), nem nas situações previstas na Lei Maria da Penha (denúncia de agressões entre marido e mulher).

A semana foi criada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), a mobilização busca resolver uma parcela dos processos em andamento na justiça brasileira e, ao mesmo tempo, disseminar a cultura conciliatória como mais um meio disponível para a solução de conflitos.

Homem é ferido a tiro na saída de pagode no Bairro Taquarussu
Giovani Rodrigues Barbosa, 22 anos, foi baleado no tórax na saída de um pagode, na madrugada deste domingo (18), na Avenida Presidente Ernesto Geisel...
Problema rotineiro, chuva causa alagamentos no bairro Cidade Morena
A chuva que atingiu Campo Grande no fim da tarde deste domingo (17) causou vários problemas à população, desde alagamentos a problemas estruturais em...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions