A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

27/05/2013 22:34

Seminário sobre educação indígena e etnohistória começa amanhã

Nyelder Rodrigues

Acontece amanhã (28) e quarta-feira (29) em Campo Grande o 1º Seminário de Educação Indígena e Etnohistória. A programação inclui conferências, mesas, oficinas, lançamento de livro e debates.

O evento acontece na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), no Anfiteatro da Biblioteca. Todas as atividades são gratuitas e os participantes receberão certificados, não sendo necessário realizar inscrição prévia.

O seminário é realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI/UCDB) como resultado do projeto “Organização, Salvaguarda e Disponibilização on-line do acervo documental sobre os Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul do Centro de Documentação e Biblioteca Digital Indígena Teko Arandu”.

A execução do projeto contou com o apoio do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça, e a divulgação dos resultados da documentação histórica indígena é considerada de grande importância para o Brasil e Mato Grosso do Sul.

Nesta terça, a abertura acontece às 8h, e às 9h30 acontece uma mesa de troca de experiências entre profissionais que utilizam a documentação indígena em suas rotinas de trabalho.

Já às 19h, o professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-Rio), José Ribamar Bessa Freire ministra uma conferência sobre etnohistória.

Na quarta, o evento acontece apenas durante a manhã, com o lançamento do livro Ñande Ypykuera Ñe’engue, apoiado pelo NEPPI/UCDB com financiamento da DKA Áustria.

Logo depois, o antropólogo jesuíta espanhol radicado no Paraguai, Pe. Bartomeu Meliá, da Universidad Católica Nossa Senhra de la Asunción e Cepag/Asunción ministra a conferência “Documentação Indígena”.

Sesau e SES recolhem quase 10 toneladas de lixo no Jardim Noroeste
A ação de recolhimento de lixo realizada em casas e terrenos baldios no Jardim Noroeste - bairro localizado na regiões leste de Campo Grande - somou ...
Apae recebe doação de brinquedos da campanha Compartilhe o Natal
Foi iniciado nesta segunda-feira (11) a entrega de brinquedos arrecadados na campanha "Compartilhe o Natal", realizado pelo Ministério Público Estadu...
Ação oferece serviço especial na UBSF do Tarumã nesta terça-feira
A UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Tarumã promove nesta terça-feira (12) diversas atividades voltadas para a promoção de saúde da populaç...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions