ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Serviço oferece inspeção ambiental e de itens de segurança em veículos

Aline dos Santos | 05/09/2013 10:11
Serviço é oferecido no Parque das Nações de hoje até sábado. (Foto: Cleber Gellio)
Serviço é oferecido no Parque das Nações de hoje até sábado. (Foto: Cleber Gellio)

Protagonista de polêmica que envolve licitação milionária, suspensão e disputa judicial, a inspeção veicular ambiental é oferecida de forma gratuita em Campo Grande de hoje a sábado. Caso o contrato não tivesse sido suspenso pela Prefeitura, o valor da inspeção seria de R$ 67, que deveria ser pago anualmente, junto com o licenciamento.

A inspeção está disponível na carreta da seguradora Porto Seguro, estacionada nos altos da avenida Afonso Pena, no Parque das Nações. São avaliadas as emissões de poluentes, com verificação de fator de distribuição, hidrocarboneto e monóxido de carbono.

Também são verificados itens de segurança: sistema de freios e suspensão, alinhamento, luzes, bateria e alternador. “Pode ser qualquer veículo acima de 1990. A pessoa recebe um laudo com os dados dos itens analisados”, afirma Clécio Costa, da equipe de inspeção. Em média, a vistoria demora dez minutos. No local, não são feitos consertos. A orientação é que o condutor procure seu mecânico de confiança.

Antes da vistoria, o proprietário do veículo faz um cadastro. Segundo o gerente da Porto Seguro, Adilson Dorascenzi, é a primeira vez que a carreta vem a Campo Grande.

Presidente da Câmara passou no teste do bafômetro. (Foto: Cleber Gellio)
Presidente da Câmara passou no teste do bafômetro. (Foto: Cleber Gellio)

“O serviço é oferecido para todos os veículos, segurados e não segurados. A vistoria dos itens de segurança reduz os riscos de acidentes”, afirma.

“Todo trabalho relacionado à segurança dos veículos é sempre bem-vindo”, salienta o comandante da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), Alírio Vilassanti. Ele lembrou que a Capital tem meta de reduzir, no prazo de dez anos, os acidentes fatais em 50%. A abertura dos trabalhos na manhã desta quinta-feira contou com a banda da PM (Polícia Militar).

Presidente da Câmara Municipal, o vereador Mário César (PMDB), afirmou que o Legislativo faz campanhas educativas sobre o trânsito. Hoje, ele fez uma demonstração do uso do bafômetro, cujo resultado foi zero.

A vistoria é oferecida para veículos leves (exceto carros rebaixados ou com tração 4x4) e picapes com até 4.000 quilos. O horário vai das 9h às 17h. De Campo Grande, a carreta segue para o interior de São Paulo.

Nos siga no Google Notícias