ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Servidores da UFMS fazem nova paralisação quatro meses após greve

Nyelder Rodrigues | 23/02/2016 20:14

Servidores técnicos e administrativos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e HU (Hospital Universitário) participam nesta quarta-feira (24) do Dia de Paralisação Nacional nas universidades públicas.

Encabeçado pela Fasubra (Sindicato Nacional de Sindicatos dos Trabalhadores nas Universidades Públicas Brasileiras), a paralisação acontece quatro meses após o fim da última greve ocorrida na UFMS - encerrada em outubro de 2015.

A greve trouxe problemas aos alunos, sendo que em 2016, o início das aulas foi antecipado para reposição. Diferente da greve de 2015, a paralisação dessa quarta não contará com adesão dos professores da universidade.

"É uma paralisação de nível nacional, vai acontecer em todas instituições. A intenção é mostrar ao Governo que estamos descontentes com a atual situação. É uma manifestação contra os atos do Governo", explica o coordenador Geral do Sista-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Márcio Saravi.

Segundo o coordenador, o protesto é contra a privatização do ensino público, dos hospitais públicos, e contra a obrigatoriedade na mudança do regime previdenciário dos servidores federais.

"Desde que a administração dos hospitais universitários passou para a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), nada mudou, o serviço é precário", comenta Saravi.

Já a privatização do ensino questionada se refere à tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 395/14, que permite, se aprovada, às universidades cobrarem por cursos de pós-graduação lato sensu, (especialização), de extensão e de mestrado profissional.

"Também somos contra a adesão obrigatória à Funpresp (Fundação de Previdência do Servidor Público). Outros fundos provam que isso não dá certo, só o do Banco do Brasil não faliu, mas como o Governo investiu R$ 30 milhões nesse novo fundo, quer nos obrigar a aderir", frisa o coordenador do Sista.

A manifestação começa às 7h30, em frente ao HU, onde serão distribuídos panfletos, e durará durante todo a manhã. À tarde, não haverá manifestação, mas os serviços estarão suspensos.

Nos siga no Google Notícias