ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Sesau admite atraso para Santa Casa, mas diz que culpado é o Estado

Nyelder Rodrigues | 27/10/2016 21:20

O secretário municipal de Saúde Pública, Ivandro Fonseca, confirmou que o repasse da prefeitura para custeio operacional da Santa Casa, no valor R$ 3,25 milhões, está atrasado há 12 dias e justificou que a situação acontece como reflexo de uma falta de assistência do Governo do Estado que se repete há três anos.

Sem o repasse, que deveria ter sido feito no dia 15 deste mês, a Santa Casa suspendeu cirurgias eletivas, deixando de realizar em média 50 procedimentos por dia. O hospital alega que o atraso tem ocorrido nos últimos três meses.

"Protocolamos documento no Ministério Público porque o Estado não está cumprindo o mínimo constitucional aplicado na saúde. Já são R$ 374 milhões em recursos que não foram aplicados desde 2013 em todo o Mato Grosso do Sul. São valores que seriam usados para a criação de leitos e gestão dos hospitais", se defende Ivandro.

De acordo com o secretário, isso refletiu nas contas da prefeitura, que não conseguiu realizar os repasses corretos para a Santa Casa, já que como Campo Grande tem gestão plena, o dinheiro primeiro passa pelo município para depois ser destinado integralmente ao hospital.

"Ano passado, 33% do nosso orçamento foi usado em saúde. Em 2016 já foram 26%. Enquanto isso o Estado gastou só 4% com custeio na Capital. A saúde é tripartite, é prefeitura, Estado e União. Nossos hospitais estão passando por sérias dificuldades no interior e isso sobrecarrega Campo Grande, refletindo nesses atrasos", completa Ivandro.

A reportagem tentou contato com a SES (Secretaria de Estado de Saúde) para conseguir uma posição sobre o relato do secretário municipal, entretanto, até o fechamento do texto, não obteve êxito.

Nos siga no Google Notícias