A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

20/03/2012 16:59

Sesau avalia convênio com São Julião para atendimento em ortopedia

Nadyenka Castro

O secretário Leandro Mazina diz que as conversas estão em fase inicial. Se acordo for confirmado, uma das melhorias seria nas cirurgias eletivas

Para melhorar o atendimento em ortopedia na rede pública de saúde, em especial reduzir a fila por cirurgias eletivas em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) avalia convênio com o Hospital São Julião. “Há uma conversa inicial”, fala o secretário de saúde Leandro Mazina.

O secretário explica que o São Julião é um hospital com pouca infraestrutura para o atendimento necessário em ortopedia e que está sendo conversado a possibilidade do local ser referência em cirurgias, pois a quantidade de pessoas que precisam do procedimento é alta.

Mazina ressalta que o assunto está em fase inicial de discussão e que ainda não há definições sobre o possível convênio ou contratualização. O São Julião já faz cirurgias ortopédicas para planos de saúde.

A Sesau e a Secretaria de Estado de Saúde terão que apresentar informações sobre o assunto ao MPE (Ministério Público Estadual) no dia 11 de abril, às 14 horas. Na mesma reunião, a Sesau terá que mostrar uma proposta de controle de informação sobre o paciente que é encaminhado para cirurgia ortopédica pelo CNORT (Centro Ortopédico Municipal).

Reunião- As apresentações das propostas para melhorias na área de atendimento em ortopedia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ficaram definidas em reunião realizada nessa segunda-feira pela promotora de Justiça da Saúde Sara Francisco Silva, com representantes da Sesau, Secretaria de Estado de Saúde, Santa Casa e Hospital Universitário.

O principal assunto da reunião foi a fila de cirurgias eletivas em ortopedia. Atualmente, aproximadamente 300 pessoas esperam por um procedimento. A Sesau localizou 116 pacientes e HU (Hospital Universitário) 115.

De acordo com o MPE, o diretor suplente da Junta Administrativa da Santa Casa, Nilo Sérgio Laureano Leme, disse que o hospital vem fazendo uma média diária de 30 a 35 cirurgias de urgência e que a dificuldade maior é o espaço no Centro Cirúrgico.

Ele disse ainda que será feito consulta em 61 pacientes da demanda judicial, no final de semana, para avaliação quanto à necessidade de cirurgia e esclareceu que está em negociação com os ortopedistas para a realização dos procedimentos eletivos.

O diretor-geral do Hospital Universitário, José Carlos Dorsa Vieira Pontes esclareceu que 115 pacientes foram avaliados e atendidos pelo HU. Destes, aproximadamente 70 necessitam de cirurgia de ombro.

Na reunião foi entregue a listagem de materiais adquiridos para a realização de cirurgia de ombro e a listagem dos 25 pacientes originários de ordem judicial que serão atendidos. José Carlos informou que o médico especialista em ombro se recusa a fazer cirurgia, sob a alegação de não ser concursado para esta função.

Segundo o MPE, Dorsa disse ainda que a Santa Casa atenderá 61 pacientes da demanda judicial e o HU se comprometeu a realizar 25.

Após debates, ficou decidido que no prazo de 10 dias José Carlos realizará a oitiva do profissional médico ortopedista habilitado para cirurgia de membros superiores e/ou ombro e encaminhará o Termo de Oitiva ao MP, que avaliará os motivos da não realização dos procedimentos.

Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...
Crianças do Vespasiano Martins recebem Papai Noel e ganham presentes
As crianças do loteamento Vespasiano Martins, na periferia de Campo Grande, receberam a visita especial do Papai Noel neste sábado (16). Foram distri...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions