ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Sesau avalia convênio com São Julião para atendimento em ortopedia

Nadyenka Castro | 20/03/2012 16:59

O secretário Leandro Mazina diz que as conversas estão em fase inicial. Se acordo for confirmado, uma das melhorias seria nas cirurgias eletivas

Para melhorar o atendimento em ortopedia na rede pública de saúde, em especial reduzir a fila por cirurgias eletivas em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) avalia convênio com o Hospital São Julião. “Há uma conversa inicial”, fala o secretário de saúde Leandro Mazina.

O secretário explica que o São Julião é um hospital com pouca infraestrutura para o atendimento necessário em ortopedia e que está sendo conversado a possibilidade do local ser referência em cirurgias, pois a quantidade de pessoas que precisam do procedimento é alta.

Mazina ressalta que o assunto está em fase inicial de discussão e que ainda não há definições sobre o possível convênio ou contratualização. O São Julião já faz cirurgias ortopédicas para planos de saúde.

A Sesau e a Secretaria de Estado de Saúde terão que apresentar informações sobre o assunto ao MPE (Ministério Público Estadual) no dia 11 de abril, às 14 horas. Na mesma reunião, a Sesau terá que mostrar uma proposta de controle de informação sobre o paciente que é encaminhado para cirurgia ortopédica pelo CNORT (Centro Ortopédico Municipal).

Reunião- As apresentações das propostas para melhorias na área de atendimento em ortopedia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ficaram definidas em reunião realizada nessa segunda-feira pela promotora de Justiça da Saúde Sara Francisco Silva, com representantes da Sesau, Secretaria de Estado de Saúde, Santa Casa e Hospital Universitário.

O principal assunto da reunião foi a fila de cirurgias eletivas em ortopedia. Atualmente, aproximadamente 300 pessoas esperam por um procedimento. A Sesau localizou 116 pacientes e HU (Hospital Universitário) 115.

De acordo com o MPE, o diretor suplente da Junta Administrativa da Santa Casa, Nilo Sérgio Laureano Leme, disse que o hospital vem fazendo uma média diária de 30 a 35 cirurgias de urgência e que a dificuldade maior é o espaço no Centro Cirúrgico.

Ele disse ainda que será feito consulta em 61 pacientes da demanda judicial, no final de semana, para avaliação quanto à necessidade de cirurgia e esclareceu que está em negociação com os ortopedistas para a realização dos procedimentos eletivos.

O diretor-geral do Hospital Universitário, José Carlos Dorsa Vieira Pontes esclareceu que 115 pacientes foram avaliados e atendidos pelo HU. Destes, aproximadamente 70 necessitam de cirurgia de ombro.

Na reunião foi entregue a listagem de materiais adquiridos para a realização de cirurgia de ombro e a listagem dos 25 pacientes originários de ordem judicial que serão atendidos. José Carlos informou que o médico especialista em ombro se recusa a fazer cirurgia, sob a alegação de não ser concursado para esta função.

Segundo o MPE, Dorsa disse ainda que a Santa Casa atenderá 61 pacientes da demanda judicial e o HU se comprometeu a realizar 25.

Após debates, ficou decidido que no prazo de 10 dias José Carlos realizará a oitiva do profissional médico ortopedista habilitado para cirurgia de membros superiores e/ou ombro e encaminhará o Termo de Oitiva ao MP, que avaliará os motivos da não realização dos procedimentos.

Nos siga no Google Notícias