ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Sesau terá 30 dias para resolver irregularidades apontadas pela Vigilância

Paulo Yafusso | 05/04/2016 18:00
O Ceam funciona no mesmo prédio do Cem (Centro de Especialidades Médicas), no bairro São Francisco (Foto: Alan Nantes)
O Ceam funciona no mesmo prédio do Cem (Centro de Especialidades Médicas), no bairro São Francisco (Foto: Alan Nantes)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) tem 30 dias para resolver irregularidades encontradas no final do ano passado, no Ceam (Centro de Atendimento Especializado à Mulher). Caso isso não seja feito, o MPE (Ministério Público Estadual), por meio da 32ª Promotoria de Justiça, alerta que irá adotar medidas judiciais contra os responsáveis pela saúde em Campo Grande.

A medida faz parte da Recomendação 10/2016, datada do último dia 1º e publicado no Diário Oficial do MPE desta terça-feira (5). A promotora do caso, Paula Volpe, explicou que em 2013 já havia sido detectado problemas no Ceam e em nova vistoria realizada no dia 8 de dezembro do ano passado, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária verificou que algumas irregularidades persistem e também foram encontradas outras situações que precisam ser resolvidas.

Segundo a promotora, conforme o Relatório Circunstancial da Coordenadoria da Vigilância Sanitária, foi detectado o não cumprimento de várias normas. “Entre as irregularidades encontradas estão a ausência de lavatório exclusivo na sala de consulta de mastologia, e em algumas salas não havia álcool gel, o que representa risco de contaminação e infecção”, afirmou Paula Volpe.

Para ela, são vários problemas simples na estrutura de atendimento, o que poderá ser solucionado sem dificuldades. Na recomendação, o Ministério Público também fixa prazo de 10 dias para que o secretário municipal de saúde de Campo Grande, Ivandro Fonseca, e o prefeito Alcides Bernal (PP), respondam por escrito se a Recomendação será ou não cumprida. Em caso de resposta afirmativa, devem informar que medidas concretas foram tomadas para a solução dos problemas.

Ao final da Recomendação, a promotora reforça que o não cumprimento da medida resultada na tomada de “medidas judiciais cabíveis, sem prejuízo da apuração e fixação objetiva e pessoal de eventuais responsabilidades civil, penal e/ou administrativa” dos responsáveis.

A Prefeitura, por meio da assessoria de comunicação, informou que ainda não foi notificada, e assim que for responderá ao Ministério Público Estadual. O Ceam funciona no mesmo prédio do Cem (Centro de Especialidades Médicas), no bairro São Francisco.

Nos siga no Google Notícias