A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

20/03/2016 09:47

Prefeitura tem 30 dias para acabar com 20 irregularidades em posto de saúde

Recomendação do MPE foi feita depois de inquérito civil sobre o caso

Mayara Bueno
Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Arquivo)Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande deverá regularizar em 30 dias a unidade de saúde da Coophavilla II e escala de plantão dos médicos. A medida é uma recomendação do MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) ao prefeito Alcides Bernal (PP) e ao secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca.

Na unidade, foram constadadas "mais de 20 irregularidades" no Centro Regional de Saúde do bairro, além de mau estado de conversevação, estrutura física comprometida por infiltrações, rachaduras, deficiência na limpeza dos ambientes, dentre outras.

Em relação a falta de médicos, o MPE abriu um inquérito civil para apurar a insuficiência de profissionais e também de equipamentos. Uma das irregularidades constatadas era sobre a escala dos profissionais. Médicos pediatras só atendiam no plantão noturno às segundas, terças e quinta-feiras.

Segundo o Ministério Público, a secretaria de Saúde do município não manifestou interesse sobre firmar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). Agora, terá 10 dias para responder se acatará ou não o documento. Caso aceite, a Prefeitura de Campo Grande terá 30 dias para sanar todas as irregularidades e orgizar a escala de plantão.

Somente neste ano, o Ministério Público já fez pelo menos duas recomendações para o Executivo Municipal sobre unidades de saúde. Um deles, sobre a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Coronel Antonino, inclusive, gerou ação na Justiça.



30 dias? É piada né? Querem que esse prefeito faça em 30 dias o que eles não fazem nem em anos? Não é a primeira vez que vejo imporem prazos e condições para a prefeitura, mas quer saber? Não vai adiantar nada... ele não vai fazer e pronto. Vai alegar que não tem recursos, que a culpa não é dele, que a administração anterior não fez serviço que preste, não contratou profissionais o suficiente, fez asfalto de açucar e coisas do tipo... Até agora só vi esse prefeito rebatendo acusações no facebook e acusando todo mundo, mas trabalhar que é bom mesmo nada... E quanto às escalas dos médicos, eu sei que elas são manipuladas de maneira a facilitar a vida deles, que na maioria tem mais de 2 empregos e mais o consultório particular. Ou seja, eles fazem o concurso, mas querem um horário facilitado.
 
Mariana Carvalho em 20/03/2016 12:48:28
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions