ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Prefeitura tem 30 dias para acabar com 20 irregularidades em posto de saúde

Recomendação do MPE foi feita depois de inquérito civil sobre o caso

Mayara Bueno | 20/03/2016 09:47
Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande deverá regularizar em 30 dias a unidade de saúde da Coophavilla II e escala de plantão dos médicos. A medida é uma recomendação do MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) ao prefeito Alcides Bernal (PP) e ao secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca.

Na unidade, foram constadadas "mais de 20 irregularidades" no Centro Regional de Saúde do bairro, além de mau estado de conversevação, estrutura física comprometida por infiltrações, rachaduras, deficiência na limpeza dos ambientes, dentre outras.

Em relação a falta de médicos, o MPE abriu um inquérito civil para apurar a insuficiência de profissionais e também de equipamentos. Uma das irregularidades constatadas era sobre a escala dos profissionais. Médicos pediatras só atendiam no plantão noturno às segundas, terças e quinta-feiras.

Segundo o Ministério Público, a secretaria de Saúde do município não manifestou interesse sobre firmar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). Agora, terá 10 dias para responder se acatará ou não o documento. Caso aceite, a Prefeitura de Campo Grande terá 30 dias para sanar todas as irregularidades e orgizar a escala de plantão.

Somente neste ano, o Ministério Público já fez pelo menos duas recomendações para o Executivo Municipal sobre unidades de saúde. Um deles, sobre a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Coronel Antonino, inclusive, gerou ação na Justiça.

Nos siga no Google Notícias