A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

29/05/2014 13:43

Sesau vai ao terminal alertar sobre riscos do cigarro a mais de 50 doenças

Lidiane Kober

No Dia Mundial Contra o Tabagismo, uma equipe da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) vai, no próximo sábado (31), a partir das 7h30, ao Terminal Aero Rancho, em Campo Grande, alertar sobre os danos do tabagismo e da fumaça passiva.

De acordo com a gerente técnica do Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo, Emilia Maria Garcia Barbosa, o fumo é o fator de risco mais importante para o agravo de mais de 50 doenças crônicas comuns, como o câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias, além de causar impotência sexual.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de seis milhões de pessoas morrem anualmente no mundo com doenças agravadas pelo tabagismo.

Na luta contra a prática, a Sesau levará orientações sobre os malefícios, aplicação do teste com o monoxímetro (aparelho que mede a proporção de monóxido de carbono no pulmão) em fumantes e encaminhamentos para as unidades de saúde para tratamento.

Segundo Emília, muitos avanços já foram conquistados no sentido de gerar o consumo do tabaco consciente. Como exemplo, ela destacou a tributação dos produtos e leis que preveem a proibição do acesso ao tabaco por pessoas menores de 18 anos.

“Temos que reforçar o trabalho na prevenção da iniciação no fumo por adolescentes e, quem sabe assim, reduzir doenças tabaco-relacionadas que aparecem na vida adulta”, disse.

Sesau e SES recolhem quase 10 toneladas de lixo no Jardim Noroeste
A ação de recolhimento de lixo realizada em casas e terrenos baldios no Jardim Noroeste - bairro localizado na regiões leste de Campo Grande - somou ...
Apae recebe doação de brinquedos da campanha Compartilhe o Natal
Foi iniciado nesta segunda-feira (11) a entrega de brinquedos arrecadados na campanha "Compartilhe o Natal", realizado pelo Ministério Público Estadu...
Ação oferece serviço especial na UBSF do Tarumã nesta terça-feira
A UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Tarumã promove nesta terça-feira (12) diversas atividades voltadas para a promoção de saúde da populaç...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions