ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Sinpol tenta enganar peritos oficiais durante campanha salarial

Informe Publicitário | 30/03/2016 06:40
Foto Divulgação
Foto Divulgação

O Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul – SINPOL/MS – cometeu um novo deslize em pouco mais de um mês. Primeiro usou foto do milionário sul-africano Elon Musk como se fosse policial do Estado em propaganda de valorização da categoria. Agora, em março, tentou enganar peritos oficiais ao pedir assinatura para abaixo-assinado sobre realização de concurso, mas usou documento para informar o Governo do Estado que servidores desta categoria não defendem a autonomia com relação à Polícia Civil.

No ofício nº 064/2016, o presidente do SINPOL/MS, Giancarlo Corrêa Miranda, informa ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública que “mais de 61% dos Peritos Oficiais e Agentes de Polícia Científica” assinaram manifestação para apresentar a necessidade urgente de concurso público para suprir deficiência de pessoal, além da instalação da 4ª classe das categorias.

Em seguida o Sinpol-MS divulga informação em seu site que “(...) protocolou ofício em que manifesta o desejo de 61% da classe dos Peritos Oficiais e Agentes de Polícia Científica de permanecer do grupo da Polícia Civil.” Esta afirmação é inverídica.

Além disso, o ofício do Sinpol tentou colocar dúvidas no Governo do Estado em relação aos anseios da categoria de peritos oficiais forenses, trazendo números inverídicos e usando de subterfúgios impróprios e ilegítimos não compatíveis com a missão policial civil de servir e proteger os interesses da população.

“A postura, inclusive, pode criar um cenário de enfraquecimento das categorias porque atualmente os servidores estaduais estão em campanha salarial”, opinou o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais de Mato Grosso do Sul – SINPOF/MS, Antônio César Moreira de Oliveira.

O SINPOF-MS vem a público esclarecer que já enviou várias reivindicações ao governo, dentre elas constam o pedido de concurso público e a volta da 4ª classe (perito oficial forense substituto).

O SINPOF-MS ressalta também que o Governo vem cumprindo os compromissos assumidos com a categoria de Peritos Oficiais Forenses, criando minuta de desvinculação da Perícia Oficial da natureza Criminal da Polícia Civil.

Este processo está em andamento, conforme recomenda a Organização das Nações Unidas (ONU) e determina as leis federais 12.030/2009 (Dispõe sobre as perícias oficiais) e 7.037/2009 (Programa Nacional de Direitos Humanos).

Atendendo ainda reivindicações da categoria, o Governo revogou o decreto de eleição na Coordenadoria Geral de Perícias e, desta forma, vai poder nomear diretamente um Perito Oficial Forense para o cargo de Coordenador Geral de Perícias. O Governo, pouco a pouco, vem cumprindo com as demais demandas da perícia.

Necessário se faz que o Sindicato dos Policiais Civis respeite as decisões da categoria de peritos oficiais forenses, levadas a efeito pelo SINPOF-MS. Apesar de estarem hoje no Grupo Polícia Civil, peritos oficiais e policiais civis têm interesses, necessidades e expectativas diversas das demais categorias, como os agentes de polícia científica.

Salienta-se que os Peritos Oficiais definiram com porcentual de mais de 90% pela saída da Polícia Civil. Já os Agentes de Polícia Científica opinaram por ficar na instituição.

As manifestações relativas à autonomia já foram encaminhadas à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) ea o Governo do Estado, ainda durante estudo para confecção da minuta que desvincula a Perícia da Polícia Civil.

Nada foi realizado sem discussão e sem apresentar documentos, que fazem parte do processo 31/000852/2015, que a Procuradoria Geral do Estado já analisou e apresentou parecer favorável sobre a desvinculação.

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Todos os servidores públicos têm sua importância e relevância, mas conforme estipula a Constituição Federal, a fixação de subsídio se dará mediante análise da natureza, do grau de responsabilidade, da complexidade dos cargos componentes de cada carreira, dos requisitos para a investidura e das peculiaridades dos cargos.

Nesta seara, frisa-se que dos peritos oficiais forenses são exigidas formações superiores em áreas específicas do conhecimento científico, conforme estipula a Lei Federal 12.030, em face das peculiaridades e particularidades de suas atribuições.

O laudo pericial produzido pelo Perito Oficial é um instrumento probatório que transcende o inquérito policial, sendo importante na denúncia e no processo criminal; pode servir, ainda, para embasar processos administrativo-disciplinares, inquéritos e processos militares.

Ante a situação, o SINPOF-MS vai cobrar judicialmente resposta a esta tentativa de burlar os anseios da categoria Peritos Oficiais. Deixamos bem claro que os demais integrantes da Polícia Civil realmente precisam ser valorizados, porém não é fazendo uso deste tipo de artifício que irão conseguir esta valorização almejada.

Nos siga no Google Notícias