ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Sistema da prefeitura ajuda no monitoramento dos casos de covid-19 da Capital

O sistema desenvolvido pela Agetec começou a ser usado em setembro e trabalha com integração de dados dos pacientes

Ana Paula Chuva | 21/09/2020 17:12
Sistema está sendo usado em todas as unidades da atenção básica. (Foto: Henrique Kawaminami | Arquivo)
Sistema está sendo usado em todas as unidades da atenção básica. (Foto: Henrique Kawaminami | Arquivo)

Usado desde o começo de setembro,  o Monitora Covid-19 faz o mapeamento dos casos da doença em Campo Grande. O sistema é desenvolvido pela Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da  Informação e Inovação) em parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

O sistema começou a ser usado na regulação da Sesau e em seguida atingiu também pelas unidades de saúde da atenção primária e ajuda no controle não só dos casos confirmados mas também dos suspeitos de covid-19, possibilitando o controle diário dos pacientes e com quem tiveram contato.

Para utilizar o sistema, foi preciso primeiro conseguir os dados dos pacientes com a doença no município através da base nacional de infectados, o Sistema e-SUS VE.

Com os dados dos pacientes, o sistema proporciona aos Distritos de Saúde de Campo Grande a classificação e encaminhamento dos casos a suas respectivas unidades de atendimento para atualização cadastral, identificação das pessoas da família que tiveram contato com o caso confirmado.

Através do Monitora Covid-19, as unidades de saúde da Capital conseguem monitorar diariamente os pacientes através do gerenciamento dos casos com informações obtidas por telefone.

O sistema então controla os monitoramentos que devem acontecer no dia, os pendentes de execução, os pacientes com necessidade de atendimento emergencial e disponibiliza a lista de finalizados e perdidos por desistência do paciente.

Além de também permitira a classificação de risco do paciente dia a dia, com listas de alertas para casos graves serem identificados e atendidos rapidamente pelas equipes de urgências da secretaria de saúde.

Nos siga no Google Notícias