A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

28/12/2012 11:30

Sistema prevê agendamento de consultas por telefone

Paula Maciulevicius e Luciana Brazil
Durante implantação, Trad ressaltou que o sistema põe fim às filas nos postos para agendamento de consulta. (Foto: Rodrigo Pazinato)Durante implantação, Trad ressaltou que o sistema põe fim às filas nos postos para agendamento de consulta. (Foto: Rodrigo Pazinato)

O prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) implantou oficialmente nesta sexta-feira (28), o Gisa (Gestão de Informação de Saúde), em Campo Grande. O sistema vai possibilitar o agendamento de consultas médicas por telefone e beneficiar usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) facilitando o acesso à própria rede de saúde.

Na implantação oficial, na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do bairro José Tavares do Couto, nesta manhã, Nelsinho disse que o sistema põe fim ao que se via anteriormente em postos de saúde, de pacientes dormindo na fila para fazer o agendamento.

O prefeito explicou também que o sistema serve de exemplo para Mato Grosso do Sul e todo País. Uma equipe do Ministério da Saúde vem ao Estado para avaliar o funcionamento do sistema.

Em Campo Grande são duas unidades que já estão com 100% dos módulos em funcionamento. No total, são 12 etapas e até 28 de abril, a Capital vai contar com 14 unidades pilotos.

A implantação do sistema começou em 2010, nos bairros Maria Aparecida Pedrossian e José Tavares do Couto. Segundo a prefeitura, as próximas unidades a receber o Gisa são o Hospital da Mulher, em janeiro e o CRS (Centro Regional de Saúde) das Moreninhas.

A meta é de que os 120 postos de atendimento de saúde do município tenham o sistema implantado em todos os módulos até 2014.

Na prática, o Gisa é todo informatizado e dispensa papéis. Até o prontuário passa a ser eletrônico e o médico, ao receitar o medicamento, consegue visualizar a disponibilidade do remédio na farmácia daquele ou do posto de saúde mais próximo.

A coordenadora de Tecnologia de Informação da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Luzia Alencar, explicou que essa integração de informações vai agilizar o atendimento

O sistema foi implantado em computadores com tela touch screen, o que dispensa a digitação. Independentemente do sistema, 64 unidades de atenção básica de saúde do município já atendiam em modelo de agendamento em qualquer horário, quando o paciente ia até o posto de saúde.

O telefone para agendar consultas é o 0800-707-4472 ou 162.



Seria fantastico se esse procedimento funcionasse e ou se todos os Posto de Saúde estivesse vinculados a ele.

Estou precisando marcar consultas para Clinico Geral e Ginicologista,liguei ontem tanto no Posto de Saúde do Bairro Tiradentes bem como no Posto de Saúde do Bairro Universitario,ambos me disseram que para marcar tinha que ir lá,lembrei desse numero 0800.707.4472,liguei e difoi dito que este Posto não foi encontrado. Levantei as 05 da manhã fui de moto taxi ao Posto do Bairro Tiradentes e depois das 7hs chega alguem e diz que a agenda só será aberta para marcar tanto para Clinico Geral quanto para Ginecologista só na sexta feira. Agora ligo nesse mesmo 0800 para tentar marcar no Posto de Saúde do Bairro Universitario e a resposta foi a mesma esse posto não foi encontrado. PACIENCIA
 
Maria Aparecida Ferreira Fagundes em 19/03/2013 15:22:49
Se funcionar vai ajudar muito a popilação, é esperar para ver.
 
André Serra em 29/12/2012 07:39:04
Eu achei muito bom
 
beatriz portilho bartziki em 28/12/2012 23:29:32
Mais uma coisa pra não funcionar !
 
Luís Ribeiro em 28/12/2012 13:26:48
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions