ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Sistema prevê agendamento de consultas por telefone

Paula Maciulevicius e Luciana Brazil | 28/12/2012 11:30
Durante implantação, Trad ressaltou que o sistema põe fim às filas nos postos para agendamento de consulta. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Durante implantação, Trad ressaltou que o sistema põe fim às filas nos postos para agendamento de consulta. (Foto: Rodrigo Pazinato)

O prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) implantou oficialmente nesta sexta-feira (28), o Gisa (Gestão de Informação de Saúde), em Campo Grande. O sistema vai possibilitar o agendamento de consultas médicas por telefone e beneficiar usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) facilitando o acesso à própria rede de saúde.

Na implantação oficial, na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do bairro José Tavares do Couto, nesta manhã, Nelsinho disse que o sistema põe fim ao que se via anteriormente em postos de saúde, de pacientes dormindo na fila para fazer o agendamento.

O prefeito explicou também que o sistema serve de exemplo para Mato Grosso do Sul e todo País. Uma equipe do Ministério da Saúde vem ao Estado para avaliar o funcionamento do sistema.

Em Campo Grande são duas unidades que já estão com 100% dos módulos em funcionamento. No total, são 12 etapas e até 28 de abril, a Capital vai contar com 14 unidades pilotos.

A implantação do sistema começou em 2010, nos bairros Maria Aparecida Pedrossian e José Tavares do Couto. Segundo a prefeitura, as próximas unidades a receber o Gisa são o Hospital da Mulher, em janeiro e o CRS (Centro Regional de Saúde) das Moreninhas.

A meta é de que os 120 postos de atendimento de saúde do município tenham o sistema implantado em todos os módulos até 2014.

Na prática, o Gisa é todo informatizado e dispensa papéis. Até o prontuário passa a ser eletrônico e o médico, ao receitar o medicamento, consegue visualizar a disponibilidade do remédio na farmácia daquele ou do posto de saúde mais próximo.

A coordenadora de Tecnologia de Informação da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Luzia Alencar, explicou que essa integração de informações vai agilizar o atendimento

O sistema foi implantado em computadores com tela touch screen, o que dispensa a digitação. Independentemente do sistema, 64 unidades de atenção básica de saúde do município já atendiam em modelo de agendamento em qualquer horário, quando o paciente ia até o posto de saúde.

O telefone para agendar consultas é o 0800-707-4472 ou 162.

Nos siga no Google Notícias