ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Só no primeiro semestre, 61 pessoas foram assassinadas na Capital

Renan Nucci e Kleber Clajus | 29/06/2014 08:46
Secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini. (Foto: Cléber Gellio)
Secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini. (Foto: Cléber Gellio)

O número de pessoas assassinadas aumentou 15% nos últimos seis meses em Campo Grande. De acordo com dados da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), no período que compreende 1° de janeiro a 23 de junho, foram registrados 61 homicídios, todos dolosos, com intenção de matar. Em 2013, na mesma época, foram 53.

Ainda conforme dados da Sejusp, o pior mês deste ano foi maio, com 15 casos registrados. Segundo o secretário Wantuir Jacini, da Sejusp, este cenário pode ser atribuído a dois fatores.

O primeiro são os crimes passionais ou domésticos, ocorridos dentro das residências, onde as forças de segurança têm poder de atuação restrito. “Não há como invadir a casa das pessoas”, disse Jacini.

O segundo motivo é a disputa entre grupos criminosos rivais, geralmente por territórios, envolvendo tráfico de drogas, vingança e outros delitos correlatos. Para este caso, a Secretaria, por meio da Polícia Militar e delegacias especializadas, desenvolve operações específicas que resultam na prisão dos envolvidos.

Mesmo diante destes números, Jacini reforça que as autoridades reduzem ano a ano a criminalidade, tanto que a população carcerária em Mato Grosso do Sul hoje é de 13.500 detentos. “Isso prova que a polícia e justiça são atuantes”, destacou o secretário.

Reforço - Jacini ainda lembra que a Sejusp já abriu licitação para a aquisição de 170 novas viaturas para as policias Civil e Militar, agentes penitenciários e peritos, além de equipamentos, armas e outros dispositivos que vão dar mais estrutura aos organismos de segurança. "Os candidatos aprovados em concursos recentes também vão encorpar o quadro de servidores, em breve", concluiu.

Nos siga no Google Notícias