ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Solurb vai recorrer da decisão que anulou licitação do lixo na Capital

Helton Verão | 21/10/2013 18:14

A Solurb promete recorrer a decisão sobre a anulação da licitação do lixo de Campo Grande, determinada na última sexta-feira (18) pelo juiz Amaury da Silva Kuklinski, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande.

O advogado da empresa, Ary Raghiant argumenta que o edital de licitação não foi restritivo. “Houve uma ampla divulgação, a participação desde o Ministério Público, OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil seccional sul-mato-grossense) e toda a sociedade acabou participando. Estamos confiantes em reverter a decisão judicial”, comentou o advogado.

A empresa tem 15 dias corridos para recorrer da decisão a partir do momento que foi publicada. ”Até sexta-feira (25), o recurso deverá ser enviado, com a possibilidade do efeito suspensivo”, ressaltou Raghiant.

A decisão foi proferida na última sexta-feira (18), acatando pedido de ação popular, e considerou que houve direcionamento no processo licitatório.

Kuklinski julgou procedente a ação popular nº. 0038391-94.2012.8.12.0001 movida por Thiago Verrone de Souza, e anulou a concorrência pública n. 066/2012, e consequentemente o contrato administrativo com o consórcio CG Solurb, vencedor da licitação.

A Solurb receberia R$ 1,3 bilhão da Prefeitura de Campo Grande, ao longo de 25 anos, para gestão dos resíduos sólidos na cidade.

Segundo os autos, a administração pública da Capital deve realizar nova licitação, obedecendo os trâmites legais, “que não foram respeitados, dado o óbvio direcionamento” – nas palavras do magistrado.

“Em razão do princípio que garante a continuidade da prestação do serviço essencial, a vencedora do certame anulado deverá continuar prestando os serviços de acordo com o estabelecido no contrato administrativo pelo prazo de 10 (dez) meses, a partir da intimação desta sentença, tempo que se considera suficiente para que a Administração Pública Municipal tome as medidas cabíveis, podendo aproveitar grande parte dos estudos feitos para a licitação anulada, mas sem restringir desta vez, seu caráter competitivo, e espera-se, adotando um perfil mais moderno para solução dos dejetos municipais, inclusive os de saúde”, diz a decisão.

Ainda segundo os autos, a Prefeitura de Campo Grande deve respeitar os valores pactuados no contrato, sob pena de responder por enriquecimento ilícito. Kuklinski decidiu que os valores já pagos à Solurb devem ser discutidos em ação própria.

Polêmica - A licitação foi lançada em maio do ano passado, com entrega de propostas em 16 de julho de 2012. Próximo ao prazo, foram várias tentativas de interromper o processo licitatório. O procedimento foi contestado pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Groso do Sul), MPE (Ministério Público Estadual), MPT (Ministério Público do Trabalho), OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul) e entidades.

Nos siga no Google Notícias