A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

30/08/2012 21:12

Sozinho, homem tenta apagar chamas com o que restou da queimada, galhos secos

Paula Maciulevicius
Seo Edson era o único dos moradores que além de não por fogo, tenta apagar as chamas sozinho. (Foto: Rodrigo Pazinato)"Seo" Edson era o único dos moradores que além de não por fogo, tenta apagar as chamas sozinho. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Com índices de chuva lá em baixo e queimadas em alta, se a população não colabora e não se une contra os incêndios em terrenos baldios, a fumaça e as chamas sobram para os vizinhos.

Poucos, raros, quase como a chuva, são iguais ao ‘seo’ Edson Souza, 52 anos, que desde o final da tarde, apaga os focos acesos no terreno em frente de casa, no bairro Portal Caiobá II, em Campo Grande.

De chinelos, bermuda e com restos de galhos nas mãos, ele abafava o fogo sozinho mesmo. Ele e a imensidão de cinco hectares, que com o anoitecer se tornam realmente grandes, em meio a altas chamas.

“Faz um mal danado pro povo, mas são eles que põem e se eu deixar, vai chegar na árvore ali, já já”, explicava. Ele disse que chamar os bombeiros não adianta. E resolveu ele mesmo resolver a situação.

Fogo chegou próximo de árvore e a altura das chamas era de por medo em quem passasse. (Foto: Rodrigo Pazinato)Fogo chegou próximo de árvore e a altura das chamas era de por medo em quem passasse. (Foto: Rodrigo Pazinato)

“A gente morre sufocado, mas tem dia que é pneu, borracha, isopor, tudo pegando fogo”, completa.

O fogo começou de uma ponta e já atravessava o terreno todo. E o trabalho de ‘seo’ Edson ainda estava só na metade. O instrumento usado eram os próprios sobreviventes da queimada, partes de galhos secos.

“É o que está bom pra apagar, eu estou contra a fumaça, vou tentar apagar nem que eu tenhoque ficar aqui até meia-noite. Se não, vai amanhecer o dia queimando”, respondeu.

A época é a campeã em queimadas. Seja pela facilidade de as chamas se alastrarem com a umidade em baixa e a falta de chuva ou com a prática que custa muito à própria população, quando os vizinhos provocam o fogo.

Terminal rodoviário de Campo Grande oferece cartões de Natal gratuitos
A rodoviária de Campo Grande, mais um ano, oferece gratuitamente cartões de Natal gratuitamente para os passageiros que passarem pelo local até o pró...
Universidade do MS recebe certificação de excelência em gestão
Será recebida pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) em solenidade que acontece na próxima segunda-feira (18) o certificado de excelência em ges...
Águas Guariroba continua com campanha de renegociação de dívidas
Vai até o dia 29 deste mês a campanha "Fique em Dia", realizada pela Águas Guariroba para renegociar as dívidas que os consumidores têm com a empresa...
Prefeitura e TJ prorrogam renegociação de dívidas ajuizadas até 3ª
O programa de refinanciamento de dívidas da Prefeitura de Campo Grande foi prorrogado até o dia 19 de dezembro, a próxima terça-feira, no Centro de C...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions