ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Subsecretária da Mulher diz que vai consultar polícia sobre "Caso Mayara"

Leonardo Rocha | 29/07/2017 11:06
Luciana Azambuja diz que vai buscar informações do caso com a Polícia Civil (Foto: Sedhast - Divulgação)
Luciana Azambuja diz que vai buscar informações do caso com a Polícia Civil (Foto: Sedhast - Divulgação)

A subsecretária de Políticas para as Mulheres de Mato Grosso do Sul, Luciana Azambuja, diz que vai entrar em contato e buscar informações com a Polícia Civil sobre o assassinato da musicista Mayara Amaral, de 27 anos, para avaliar se o crime se trata de um caso de feminicídio, com violência de gênero.

“Estou em agenda no interior do Estado nos últimos dias, por isso até o momento acompanhei pela imprensa, mas volto amanhã (30) para Campo Grande, onde vou entrar em contato com a Polícia Civil e com o delegado responsável, para ter acesso às informações”, disse ela, ao Campo Grande News.

Luciana quer saber qual foi a real motivação e objetivo do crime, para avaliar se o caso é típico de feminicídio, como entendem amigos, familiares e representantes de movimentos feministas. “Foi um crime bárbaro e absurdo de violência contra a mulher, mas antes de qualquer posicionamento, vou buscar todos os dados e informações sobre o caso”.

Ela ponderou que é preciso “gritar contra todas as formas de violência” e que a Subsecretaria de Violência contra as Mulheres, vinculada ao governo estadual, vai continuar atuando e trabalhando neste sentido. “Estes últimos fatos chocaram todo Estado e vamos fazer a nossa parte”.

Investigação - O delegado que  registrou o caso, Tiago Macedo, apontou o assassinato de Mayara Amaral, como um crime de latrocínio e de ocultação de cadáver, cuja pena prevista, somada, é de 33 anos. Ele no entanto ponderou que a tipificação pode mudar até o final da investigação, se tiver novos elementos ou fatos novos. 

Ainda está em investigação se houve estupro antes do assassinado da jovem. Macedo diz que a definição como latrocínio, é fruto de uma investigação baseada não só nos depoimentos dos suspeitos, mas em outras provas, que ele prefere não revelar, segundo ele para preservar a vítima.

“Neste caso, ao que tudo indica até o momento, não houve homicídio. O que aconteceu ali é que o autor, verificando a possibilidade de cometer um roubo, atraiu a vítima e teve como resultado deste crime, que é um crime contra o patrimônio, a morte da vítima".

O caso mudou de delegacia e agora está a cargo da Defurv (Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos).

Crime - Três homens foram presos pela morte da musicista. De acordo com as investigações, um dos suspeitos, Luis Alberto bastos Barbosa, 29 anos, que é músico, alegou que tinha um relacionamento com a vítima e combinou um encontro com ela no motel, por volta das 22h de segunda-feira (24).

De acordo com a investigação, ele levou um amigo para o encontro, Ronaldo da Silva Moeda, 30 anos. As circunstâncias em que a jovem acabou no local com os dois homens não foram esclarecidas.

O plano da dupla, conforme a investigação, era roubar o carro e outros pertences de Mayara, e depois assassiná-la. Conforme a investigação, quando ela percebeu a emboscada, tentou reagir, mas acabou morta, ainda segundo as informações divulgadas pela polícia. O corpo foi parcialmente carbonizado, e jogado na região do Inferninho.

A defesa de Luis Alberto afirma que ele não viu o momento da morte e que participou apenas da ocultação do corpo.

Nos siga no Google Notícias