ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Suspeita de covid na UBS do Buriti suspende atendimento a pacientes

Pacientes são informados que não há atendimento na UBS; funcionários teiram sido afastados até resultado de exames

Silvia Frias | 17/06/2020 10:57
Quem foi na UBS foi informado que não havia atendimento (Foto: Marcos Maluf)
Quem foi na UBS foi informado que não havia atendimento (Foto: Marcos Maluf)

Casos suspeitos de novo coronavírus (covid-19) teriam sido motivo do “esvaziamento” da UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Ivan Hildebrand da Costa do bairro Buriti, onde apenas duas funcionárias estão no local avisando pacientes que não há atendimento.

A UBS do Buriti atende moradores dos bairros Buriti, Oliveira III, União I, União, Santa Emília, Aquarius, Bom Jardim e Residencial Flores. Na unidade, segundo site da prefeitura, o quadro é composto por 3 clínicos gerais, 1 ginecologista, 2 enfermeiras, 4 do administrativo, 1 farmacêutico, 47 agentes comunitários, 8 técnicos de enfermagem, 1 gerente, 1 agente de saúde bucal e 1 odontólogo.

Porém, hoje, apenas duas funcionárias estavam na unidade. A informação repassada aos pacientes e à reportagem é que há duas semanas o atendimento foi comprometido.

Ilda tenta marcar consulta antes que exames expirem (Foto: Marcos Maluf)
Ilda tenta marcar consulta antes que exames expirem (Foto: Marcos Maluf)

O Campo Grande News apurou que funcionários podem ter sido infectados pela covid-19 e, como medida de segurança, todos foram afastados enquanto aguardam o resultado dos exames.

Na unidade, uma funcionária a quem chega que não está tendo atendimento. Além dela, também está trabalhando a gerente da UBS, mas não há atendimento médico ou odontológico.

A dona de casa Ilda Santos Neto Ueno, 58 anos, foi até a UBS buscar exames relacionados à hipertensão e diabetes e conseguiu buscar apenas parte deles. Ela apenas foi informada que não tem como marcar consulta com médico, pois não há profissional atendendo na unidade. “Minha revolta é que tem que correr atrás de médico e nunca conseguimos nada, ficam mandando a gente para lá e para cá; se não tem funcionário, fecha”.

 Ilda diz que desde 2015 tenta consulta com médico para averiguar os problemas de saúde, mas a demora para marcar exames e,depois, pegar os resultados, acaba atrapalhando esse agendamento, já que alguns expiram quando consegue a marcação. A dona de casa diz que já gastou cerca de R$ 1 mil até com exame particular.

A comerciante Celeste Neocero, 59 anos, saiu do bairro Bom Jardim e foi até a UBS no Buriti para agendar consulta para problema de garganta e falar sobre receita para o filho que tem problema de rinite. Celeste disse que, quando pode, opta pelo sistema privado por não conseguir consulta via SUS com facilidade. “Se tem ou não tem médico, a gente fica aqui padecendo”.

Durante o tempo que a reportagem ficou na UBS, pelo menos vinte pessoas passaram pelo local. As entrevistadas disseram que não foram informadas o motivo de não haver atendimento no local. Uma outra pessoa, que preferiu não dar entrevista, disse à reportagem que a funcionária disse apenas que há uma semana que não tem médico na unidade, mas não detalhou o motivo.

Em nota, a assessoria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que, por necessidade de afastamento dos servidores a unidade atende com apenas dois servidores administrativos e dois médicos que devem redirecionar os pacientes para unidades próximas.

A secretaria também está tentando remanejar outros servidores para suprir a baixa sofrida pela unidade e restabelecer atendimento normalmente.

A reportagem questionou se a UBS deverá passar por desinfecção e a informação é que diariamente é feito protocolo de higienização de todas as superfícies para a segurança de pacientes e servidores. A assessoria não detalhou quantos funcionários foram afastados e se há algum caso confirmado de covid-19.

#matéria atualizada às 11h50 para acréscimo de informações.


Nos siga no Google Notícias