ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

TCE não vê aumento “substancial” de mortes no HR e cita alarde da imprensa

A auditoria não verificou os prontuários dos pacientes por serem sigilosos e fez a análise por meio de estatísticas

Aline dos Santos | 09/01/2020 10:16
Recepção do Pronto Atendimento do Hospital regional, em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Recepção do Pronto Atendimento do Hospital regional, em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Aberta após divulgação de 1.140 mortes em nove meses no HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian, auditoria do TCE/MS (Tribunal de Contas), que até contabilizou mais casos, concluiu que o ano de 2019 não registrou “substancial aumento do número de mortes”, que o alarde da imprensa foi “desprovido” e sugeriu que o contrato de gestão inclua metas de taxa de mortalidade.

O documento foi elaborado em 22 de novembro e anexado na terça-feira (dia 7) ao processo em que o juiz 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, pede que o MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) investigue os óbitos.

“É possível, diante do verdadeiro caos narrado neste processo, que pessoas estejam morrendo, tamanha é a ineficiência administrativa relatada nestas duas ações. Assim, saber o alcance desta situação na vida dos usuários é de suma importância para os posicionamentos futuros do juízo no processamento do feito e para se apurar responsabilidades por omissão no socorro das pessoas”, afirmou o juiz na decisão, no mês de outubro.

O magistrado solicitou os dados entre fevereiro e 14 de outubro de 2019, com resultado de 1.140 mortes. O recorte de tempo corresponde ao período em que a administração estadual foi notificada de liminar em que era obrigado a resolver problema de desabastecimento na unidade hospitalar.

Taxa de mortalidade - Diante do noticiado, o conselheiro Osmar Jeronymo determinou o estudo do TCE porque saúde é direito social. A auditoria não verificou os prontuários dos pacientes por serem sigilosos e fez a análise com base em estatística. Ao todo, sem especificar entre quais datas, o documento aponta 1.213 mortes no hospital no ano de 2019. Sendo 1.100 pacientes internados e 113 na emergência.

No comparativo de 2013 a 2019 (apesar de este último não ter dados consolidados), a maior taxa de mortalidade foi registrada em 2016: 8,51% (1.455 mortes). Em 2019, estava em 6,45%. “Cabendo destacar que, existe possibilidade de alterações no indicador relativo ao ano de 2019, uma vez que não estão totalmente consolidadas”. A taxa corresponde à relação percentual entre o número de óbitos que ocorreram em determinado período e o número de pacientes que saíram do hospital no mesmo período.

Na sequência, foi elaborado o local de óbitos, a partir de uma amostra de 1.127 mortes. No ano de 2019, o setor com mais casos foi o setor PAM (Pronto Atendimento Médico) adulto sala azul: 253. Segundo o hospital, o perfil da sala de decisão clínica (sala azul) é de pacientes complexo e 32% precisam ser internados.

A auditoria concluiu que “houve picos de óbitos em diversos setores em anos pretéritos, mas que o ano de 2019 não registrou substancial aumento no número de mortes, de forma que o alarde gerado pela imprensa local em 2019 foi desprovido”.

As propostas para o poder público são: adoção de medida para que seja incluídas no contrato de gestão do HR com o município de Campo Grande metas de taxa de mortalidade e que seja resolvida a recorrente falta de material.

Perfil – De acordo com a auditoria do TCE, o Hospital Regional Rosa Pedrossian tem orçamento próximo de R$ 400 milhões por ano, conta com 330 leitos e 2.171 funcionários. No ano de 2018, foram 65 mil consultas, 27 mil atendimentos no PAM, 14.588 internações e 6.500 cirurgias. O hospital é referência em cardiologia e gestação de alto risco.

 

Quadro elaborado pela auditoria do Tribunal de Contas do Estado
Quadro elaborado pela auditoria do Tribunal de Contas do Estado
Nos siga no Google Notícias