ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Testes com vacina BCG contra a covid-19 começam na segunda-feira

Pelo menos 2 mil profissionais de saúde devem participar do estudo em Campo Grande

Lucia Morel | 16/10/2020 17:28
Testes com o imunizante vai alcançar 10 mil pessoas em todo mundo. (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
Testes com o imunizante vai alcançar 10 mil pessoas em todo mundo. (Foto: Alcides Neto/Arquivo)

Na próxima segunda-feira, uma das quatro vacinas contra covid-19, começa a ser testada em Mato Grosso do Sul. Usada em larga escala no combate à tuberculose, a BCG vai ser avaliada quanto a possível potencial contra o novo coronavírus.

O estudo está à cargo da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e deve alcançar 2 mil voluntários em Campo Grande, todos profissionais de saúde. No Rio de Janeiro (RJ), sede da fundação, mais mil pessoas devem fazer parte dos testes.

Segundo informações dos realizadores, antes de receber a vacina, os voluntários passarão por entrevista e testagem sorológica. Todos serão acompanhados pela equipe de pesquisa por até um ano, por meio de ligações telefônicas semanais.

Caso apresentem algum sintoma sugestivo decovid-19, os voluntários poderão fazer a coleta do swab nasal para avaliar a presença do vírus. Além disso, retornos trimestrais serão agendados para verificar a presença de possíveis infecções assintomáticas através de sorologia.

O estudo, chamado de BTB (Brace Trial Brasil), é um ensaio clínico de fase III que visa avaliar se a vacinação ou revacinação com BCG pode reduzir o impacto do covid-19 em trabalhadores de saúde, população mais exposta ao novo coronavírus.

No total, o estudo irá vacinar 10 mil voluntários na Austrália, Reino Unido, Espanha, Holanda e Brasil. Mundialmente, o projeto é liderado pelo pesquisador australiano Nigel Curtis do Murdoch Children’s Research Institute e financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates Foundation.

Na Capital, o estudo é coordenado pelo médico infectologista e pesquisador da Fiocruz e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Julio Croda e conta com parceria da CASSEMS (Caixa de Assistência aos Servidores de MS) e da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Se você é profissional de saúde, pode se cadastrar como voluntário, aqui.

Na segunda-feira, apresentação do estudo será feita às 9 horas no Anfiteatro 2 da Faculdade de Medicina da UFMS, a partir das 9 horas.

BCG - A BCG (Bacillus Calmette–Guérin) é umas das principais vacinas utilizadas no mundo, sendo aplicada em cerca de 120 milhões de recém-nascidos anualmente. Além de prevenir as formas graves de tuberculose na infância, a vacina também pode gerar resposta imune protetora inespecífica contra outras infecções.

Além de oferecer proteção contra tuberculose, ensaios clínicos apontam a ação da vacina BCG em outras infecções. Na Grécia, a revacinação com BCG em idosos demonstrou uma redução de 79% de infecções respiratórias após um 1 ano de acompanhamento.

Em uma pesquisa realizada na Guiné-Bissau, verificou-se que a vacina BCG reduziu em 38% as mortes em recém-nascidos naquele país, principalmente ao reduzir os casos de pneumonia e sepse. Na África do Sul, estudos relacionaram a vacina a uma redução de 73% nas infecções no nariz, na garganta e nos pulmões.

Nos siga no Google Notícias