ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

TJ anula sentença que sepultou ação contra notas de R$ 5 milhões "do lixo"

A prefeitura e a Solurb sustentam que as notas foram anuladas, portanto sem pagamento

Aline dos Santos | 25/06/2021 09:51
Mecânico move ação popular contra contrato da prefeitura com a Solurb para gestão do lixo.  (Foto: Arquivo)
Mecânico move ação popular contra contrato da prefeitura com a Solurb para gestão do lixo.  (Foto: Arquivo)

O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) anulou a sentença que havia sepultado ação popular do mecânico Emerson Menezes de Oliveira contra o contrato do lixo em Campo Grande.

Ele questionou  a emissão de duas notas de empenho (uma garantia de pagamento) no total de R$ 5,2 milhões em nome da Financial Construtora Imobiliária em 24 de outubro de 2012, um dia antes da assinatura do contrato com a CG Solurb. O questionamento é de que as notas deveriam ser em nome da vencedora da licitação e não emitida para uma das sócias do consórcio.

A prefeitura e a Solurb sustentaram que as notas foram anuladas, portanto sem pagamento. Na sequência, o juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, extinguiu a ação popular.

A defesa do mecânico recorreu ao Tribunal de Justiça. Em documento liberado no processo na madrugada desta sexta-feira (dia 25), os desembargadores da 2ª Câmara Cível anularam a sentença por unanimidade.

Segundo o desembargador Vilson Bertelli, relator do recurso de apelação, a ação popular foi extinguida sem prévia intimação do autor, que não pôde de manifestar, portanto sem direito ao contraditório.

“Dessa forma, como a sentença foi proferida em prejuízo ao autor e considerou fundamentos e documentos apresentados sem o necessário oferecimento do contraditório, deve ser anulada”, afirma o relator.

O voto foi seguido pelos desembargadores Marcos André Nogueira Hanson e Eduardo Machado Rocha.

Defesas - A Solurb informa que não deve recorrer da decisão. “O Tribunal de  Justiça  anulou a sentença por questão processual,  pois o juiz extinguiu o processo sem ouvir o autor antes sobre uma preliminar. Essas notas de empenho foram canceladas e não houve pagamento. O autor popular não se atentou a esse fato,  por isso o juiz extinguiu o processo na época. Certamente, a sentença se repetirá então, a princípio,  não temos interesse em recorrer”, afirma o advogado Ary Raghiant Neto.

A defesa do mecânico cita que com a anulação o caso volta à primeira instância para julgamento do mérito. A ação popular pede a anulação do contrato do lixo. “A Solurb deu início à execução do contrato sem existir juridicamente. E o empenho foi emitido em nome de outra empresa porque a Solurb ainda não estava pronta”, afirma o advogado Enio Martins Murad.

A reportagem questionou a prefeitura de Campo Grande se vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça, mas não obteve resposta até a publicação da matéria.

Nos siga no Google Notícias