ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Capital

TJ mantém Expogrande, mas manda interditar Parque de Exposições

Aliny Mary Dias | 24/04/2014 18:12
Feira e shows acontecerão, mas parque será fechado após o término (Foto: Cleber Gellio)
Feira e shows acontecerão, mas parque será fechado após o término (Foto: Cleber Gellio)

A polêmica envolvendo a realização ou não da Expogrande 2014 em razão da falta de licenças ambientais para uso do Parque Laucídio Coelho chegou ao fim horas antes do início da feira. O Tribunal de Justiça decidiu, no fim da tarde desta quinta-feira (24), pela realização da Expogrande, mas o parque deverá ser fechado cinco dias após o término do evento.

De acordo com o despacho do desembargador Sideni Soncini Pimentel, o pedido de liminar do MPE (Ministério Público Estadual) foi aceito, mas o parque deverá ser interditado no dia 9 de maio, cinco dias após o fim da Expogrande.

“Sendo que no período de interdição e até que sejam cumpridas as normas ambientais nenhuma atividade poderá ser realizada no recinto do parque, seja de que natureza for, inclusive com relação aos órgãos públicos e empresas particulares que lá estejam atuando, com exceção, por óbvio, daquelas necessárias à solução do próprio problema ambiental”, diz o relator do processo.

Trâmites - Na semana passada, o juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filhos, negou outro pedido do MPE para interditar o local. No entanto, o magistrado manteve a multa de R$ 200 mil por dois eventos realizados no parque apesar de proibição judicial. Segundo Maia, a Acrissul não foi notificada da decisão.

Quanto à licença ambiental, o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, afirma que protocolou todos os documentos e aguarda decisão da Prefeitura. Sobre o pedido de interdição, diz esperar bom-senso do Poder Judiciário.

Em 2013, a feira, cuja realização foi permitida pela Justiça, movimentou R$ 308 milhões, mas teve redução de 56% no público. Para 2014, a aposta da organização é no show de Jorge e Mateus, marcado para 30 de abril, véspera de feriado. A expectativa é reunir mais de 50 mil pessoas. A feira termina em 4 de maio.

Nos siga no Google Notícias