ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  07    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Treze pessoas passam por testes no primeiro dia de retomada de barreiras

Mais de 5 mil pessoas foram orientadas nas estruturas instaladas nas principais entradas da cidade

Tainá Jara | 09/06/2020 14:32
Treze pessoas passam por testes no primeiro dia de retomada de barreiras
Medição de temperatura corporal é um dos protocolos utilizados na bairreira sanitária (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Treze pessoas foram testadas para covid-19 no primeiro dia de retomada das barreiras sanitárias nas principais entradas de Campo Grande. De acordo com o prefeito Maquinhos Trad (PSD), todos os testes deram negativo. Oito pessoas morreram pelo novo coronavírus, na Capital.

Nesta segunda-feira, mais de cinco mil pessoas foram abordadas e orientadas sobre a doença. O ponto de maior movimento foi na saída para São Paulo, por onde mais de 2,1 mil pessoas entraram na cidade.

Ao todo, mais de 2,3 mil veículos entraram na cidade passando pelas barreiras, onde é feita orientação dos motoristas e passageiros, avaliação de casos suspeitos e a desinfecção dos automóveis.

Na saída em direção à cidade de São Paulo, houve o maior fluxo de carros e passageiros, sendo abordados 819 veículos e 2.183 pessoas. Desse total, apenas quatro apresentaram sintomas que se caracterizassem como suspeitos.

A saída para Sidrolândia teve o segundo maior fluxo de veículos, com mais de 1,6 mil pessoas passando por essa barreira, sendo que quatro delas realizaram o teste rápido. Na barreira instalada na saída para Três Lagoas, 766 veículos foram abordados e desinfectados; 1,4 mil pessoas passaram pelo local, sendo cinco testadas.

Retomadas ontem, as três barreiras sanitárias devem durar 15 dias. A iniciativa foi testa no começo do mês, mas chegou a ser suspensas. Como a curva ascendente dos casos de coronavírus na Capital, são 422 confirmações, e a explosão de diagnósticos no interior, mais de 2 mil, a prefeitura decidiu retomar a medida.

Como funciona  - Ao passar pelo local, o motorista é abordado por profissionais da saúde, da Secretaria Municipal e voluntários, que aferem a temperatura corporal por meio de um termômetro digital infravermelho, informam e orientam a população sobre a prevenção da covid-19.

Caso a temperatura corporal esteja superior a 37,8ºC, a pessoa é convidada a realizar o teste rápido. O resultado sai entre 15 a 20 minutos. É feito ainda o preenchimento de um formulário onde a pessoa relata a presença ou não de outros sintomas, como dor de cabeça, tosse e coriza e informa se teve contato com caso positivo ou esteve recentemente em outros estados ou município.

A ação acontece também em parceria com as 17 barreiras já instaladas nas fronteiras pelo Governo do Estado. A operação conta com apoio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Guarda Civil Metropolitana, PRF (Polícia Rodoviária Federal), Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Nos siga no Google Notícias