ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 29º

Capital

TRF manda cancelar CPF de morador de Campo Grande após crime

Documento extraviado foi usado em fraude para abertura de empresa

Aline dos Santos | 30/06/2021 08:17
TRF manda cancelar CPF de morador de Campo Grande após crime
Com sede em São Paulo, TRF 3 é a segunda instância da Justiça Federal de MS. (Foto: TRF3)

O TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) confirmou sentença para cancelar CPF (Cadastro de Pessoa Física) de morador de Campo Grande. A defesa pediu o cancelamento do cadastro após uso fraudulento do documento para abertura de uma empresa. Com a decisão, a União fica proibida de cobrar débito federal em relação ao fato.

No processo, o homem relatou que teve os documentos pessoais (carteira de identidade, CPF, título de eleitor e certificado de reservista) extraviados. A partir de então, passou a ter problemas com a criação ilegal de empresa em seu nome, que gerou irregularidades na Receita Federal. O uso indevido dos documentos foi registrado em boletim de ocorrência e exame grafotécnico confirmou falsificação da assinatura.

Primeiro, a Justiça Federal de Campo Grande condenou a União a anular o registro da empresa, desvincular o CPF e o nome do autor de qualquer débito federal existente em relação à fraude, cancelar o número do documento  e emitir nova numeração de CPF.

Mas a União recorreu ao TRF3 e apontou a impossibilidade de cancelamento do documento e de nova inscrição. Ao analisar o processo, o desembargador federal Nery Júnior, relator do caso, não acatou as alegações da União e ressaltou que Receita Federal é o órgão responsável pelo processamento do CPF e do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

A Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região manteve a decisão da Justiça Federal de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias