ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Uber diz que vai recorrer de decisão para readmitir motorista expulso

Empresa diz que ainda não foi notificada pela Justiça, mas pretende recorrer assim que receber notificação

Luana Rodrigues | 06/03/2017 13:59
Aplicativo chegou em Campo Grande em setembro do ano passado e já enfrenta processos na Justiça (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Aplicativo chegou em Campo Grande em setembro do ano passado e já enfrenta processos na Justiça (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

A Uber informou nesta segunda-feira (6) que ainda não foi notificada, mas recorrerá da decisão da Justiça obrigando a empresa a readmitir o motorista João José da Silva dos Santos de 30 anos, expulso do aplicativo sob alegação de que teria recebido avaliações baixas.

Em nota enviada ao Campo Grande News, a empresa afirma que irá recorrer porque não contrata o motorista, e sim é contratada por eles. “Eles escolhem usar o aplicativo, de forma não exclusiva, para encontrar usuários na sua região e fornecer seus serviços de transporte individual privado. Esses parceiros são empreendedores que escolhem usar a Uber porque, além da renda, buscam independência no seu dia a dia, em vez de uma relação empregatícia de subordinação a uma empresa ou chefe”, descreve.

A empresa afirma ainda que, como são independentes, os motoristas parceiros da Uber podem, por exemplo, recusar viagens, ou determinar quantas e quais horas querem trabalhar e, inclusive, utilizar outros aplicativos.

Determinação - A Justiça sul-mato-grossense determinou na última sexta-feira (3) que o motorista João José da Silva dos Santos de 30 anos, deveria ser readmitido pela empresa e incluído novamente entre os profissionais que oferecem o serviço de transporte individual em Campo Grande no prazo de 24 horas, após notificada a Uber do Brasil Tecnologia Ltda.

Além disso, conforme a decisão, proferida pelo juiz Juliano Rodrigues Valentim, da 4ª Vara Cívil da Capital, o ônus da prova de que o serviço oferecido por João José está aquém do padrão ficará à empresa.

"Ocorre que não é possível exigir do autor a comprovação de que essa taxa de aceitação é suficiente para atingir essa 'avaliação média mínima', uma vez que somente a ré detém as informações de qual é esse valor e quais os critérios foram utilizados para chegar a esse valor", frisa o juiz na decisão.

Em caso de descumprimento da determinação de readmitir o motorista, a empresa será multada em até R$ 200 por dia, limitado ao prazo de 30 dias. Uma audiência de conciliação entre as partes também já foi marcada, para o dia 17 de abril às 15h20.

O motorista permaneceu apenas um mês no aplicativo, tendo comprado um Chevrolet Ônix para realizar os serviços. Ele entrou no Uber no dia 2 de janeiro deste ano, mas a partir do dia 8 de fevereiro foi impedido de trabalhar pelo aplicativo.

Nos siga no Google Notícias