ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Para prefeito, decreto serviu como combustível na discussão sobre Uber

Prefeito voltou a dizer que não é contra o serviço por meio do aplicativo e nem a favor de táxis

Luana Rodrigues e Lucas Junot | 04/03/2017 12:01
Marquinhos Trad em evento em comemoração ao Dia da Mulher, realizado no parque Jacques da Luz, nas Moreninhas. (Foto: Lucas Junot)
Marquinhos Trad em evento em comemoração ao Dia da Mulher, realizado no parque Jacques da Luz, nas Moreninhas. (Foto: Lucas Junot)

Depois da polêmica gerada em relação ao decreto da prefeitura para regrar o serviço do aplicativo Uber em Campo Grande, o prefeito, Marquinhos Trad (PSD), disse na manhã deste sábado (4) que a tentativa de regulamentação do serviço atingiu objetivo esperado por ele: promover discussão sobre o assunto. O município desistiu de levar adiante as normas como previstas inicialmente, deixando o debate para ser feito na Câmara Municipal.

De acordo com o prefeito, há cerca de 11 meses o serviço “começou a aparecer” na Capital – passou a operar oficialmente em setembro. “Ninguém tomou uma posição para que a Uber saísse da clandestinidade, bastou o decreto para aparecer associação de motoristas do aplicativo, para que representantes da Uber viessem a Campo Grande e a Comissão de Transportes da Câmara se posicionasse”, comentou Marquinhos, em evento em comemoração ao Dia da Mulher, realizado no parque Jacques da Luz, nas Moreninhas.

O prefeito voltou a dizer que não é contra o serviço por meio do aplicativo e nem a favor de proteger taxistas. Mas, considera que critérios têm de ser definidos para a prestação das duas modalidades de serviço.

Polêmica - Na sexta-feira (24) da semana passada, Marquinhos havia anunciado novas regras para o sistema das caronas pagas, que repercutiram negativamente e foram duramente criticadas durante o fim de semana. Na segunda-feira (27), o prefeito voltou atrás e flexibilizou, dando ao profissional interessado em prestar o serviço de ”carona paga” 180 dias para se regularizar.

Por fim, na sexta-feira (3), anunciou que pediu à Câmara Municipal para promover audiência pública em relação à Uber. O parlamento quer chamar todos os setores envolvidos para avaliar a melhor forma de encaminhar um regramento. 

Pela proposta feita até então, foi estabelecido o mesmo limite dado aos táxi atualmente: 490 motoristas e o mesmo número de auxiliares. “A responsabilidade será do titular”. Além disso, seria criado um cadastro reserva para “quando houver necessidade” de mais pessoas no serviço, o mesmo valendo para táxi e mototaxi.

Nos siga no Google Notícias