A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

10/08/2016 22:36

UCDB comemora 50 anos do curso de Direito com eventos no Dia do Advogado

Nyelder Rodrigues

O Dia do Advogado, comemorado nesta quinta-feira (11), contará com atividades especiais realizadas pelo curso de Direito da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) - que aproveita a data para comemorar também seus 50 anos de atividade, começados ainda na antiga Fucmat (Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso).

Às 7h30, nas quadras cobertas da UCDB, campus da avenida Tamandaré, serão homenageadas 50 personalidades, incluindo egressos, professores, ex-diretores e salesianos que fizeram parte da construção e consolidação da graduação nessas cinco décadas. Ainda estão programadas palestras e um juri simulado com a participação de docentes da Católica.

"O curso é uma referência para o Estado. Foi o primeiro a ser criado no sul do então Mato Grosso e é o maior em número de acadêmicos e professores. Foram gerações e gerações de profissionais do Direito que se formaram e hoje exercem diferentes funções em nossa sociedade", avalia o reitor de UCDB, padre Ricardo Carlos.

A atual coordenadora do curso é a professora Elaine Cler. "Além da própria tradição da UCDB, destaco como diferenciais da graduação a qualidade do ensino, do corpo docente, os estágios proporcionados aos acadêmicos e as pesquisas”, enumera a docente. O curso hoje, realizado em 10 semestres, conta com 2,8 mil acadêmicos e 60 professores.

Homenagens e palestras - Entre os homenageados, estão o ex-reitor padre José Marinoni, professores Abraão Razuk, Atayde Nery, Félix Balaniuc, e egressos como Arthur Altounian, Nery Azambuja, Tânia Garcia de Freitas Borges e Carlos Eduardo Contar, além de represenantes dos atuais docentes e dos discentes.

Após as homenagens, acontecerá uma palestra com Cássio Scarpinella Bueno, autor de 21 livros sobre Direito Processual Civil, disciplina da qual é professor na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Ainda na quinta-feira, às 19h, acontece o descerramento de uma placa em homenagem aos 50 anos do curso seguido de um júri simulado. Seis professores dividem-se entre acusação e defesa de um caso real, com a presença da juíza Sandra Artiolli. Para abrir os trabalhos, o grupo teatral Tragédia Anunciada fará a encenação do crime.

Já na sexta-feira (12), às 19h, no anfiteatro do Bloco C da UCDB, o juiz federal Odilon de Oliveira ministrará uma palestra sobre "Crimes na fronteira e outros temas atuais do Direito Penal", encerrando a comemoração desta semana.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions