A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

28/01/2016 12:12

UCDB faz campanha de prevenção e reforça cuidados contra trote violento

Luana Rodrigues
 A acolhida também será temática, as atividades seguem referências do filme de ficção científica Star Wars. (Foto: Marcos Ermínio) A acolhida também será temática, as atividades seguem referências do filme de ficção científica Star Wars. (Foto: Marcos Ermínio)

Os cerca de 2 mil calouros da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), que devem começar a estudar no dia 1º de fevereiro, contarão com aparato extra de segurança para coibir trotes violentos dentro e no entorno da instituição. Entre as medidas adotadas está a formulação de uma parceria com a Polícia Militar e o Ministério Público Estadual.

Conforme o reitor da universidade, padre Ricardo Carlos, desde outubro do ano passado está sendo preparado um plano de ações para coibir trotes violentos e receber os calouros de maneira saudável e educativa. 

Portaria editada pela reitoria da UCDB, publicada no dia 2 de dezembro de 2015, estabelece punições aos acadêmicos por infrações ao regimento geral no período de acolhida e, dentre as normas, está o respeito à integridade física e moral de todas as pessoas relacionadas com a instituição. “As medidas são para que o aluno se sinta acolhido e também para que possamos prevenir ações que abominamos”, explica o padre.

O reitor disse que 30 acadêmicos veteranos voluntários irão ajudar a orientar os calouros quanto as normas da universidade. Entre as punições internas da UCDB, pelo flagrante de aplicação do “trote”, está prevista a suspensão de 15 a 30 dias, até o desligamento imediato.

No documento, a UCDB diz que não autoriza, não admite e não se responsabiliza por qualquer atividade organizada e exercida pelos acadêmicos fora do campus, no entanto, a universidade conta com a Polícia Militar para coibir os excessos.

Lado de fora - Segundo o tenente-coronel da PM Ozevaldo Santos Melo, efetivo de 50 policiais pretende garantir a segurança no entorno da universidade. “Temos uma preocupação com toda a área externa, por isso, além do efetivo regular da área, vamos contar com o apoio do Batalhão de Trânsito e Choque da PM”, disse.

Ainda conforme o tenente-coronel, os policiais irão fazer blitze no trânsito e fiscalizações ostensivas nos bares e casas de festa na região. A venda e consumo de bebida alcoólica por menores é uma das principais preocupações. “Quem for pego em flagrante vendendo vai ter o estabelecimento fechado e o adolescente que estiver consumindo será apreendido e encaminhado a delegacia”, afirmou.

Legislação - Lei estadual 2.929, de 9 de dezembro de 2004, proíbe a prática do trote “quando realizado sob coação, agressão física, moral ou qualquer outro constrangimento que possa colocar em risco a saúde ou a integridade física dos calouros de instituições de ensino”.

A legislação estabelece que os pedágios, realizados para arrecadar dinheiro, é considerada um constrangimento à população e também é prática proibida. O texto também define que as autoridades e órgãos de segurança pública estão obrigados a impedir os pedágios.

Já uma lei complementar municipal de 19 de dezembro de 2011, veda o consumo de bebidas alcoólicas por “aglomerados de pessoas em vias, prédios e praças públicas, dentro do perímetro dos postos de serviços e de abastecimento de veículos, área externa das conveniências”.

Shows - Mas não só de restrições serão os primeiros dias de aula na universidade. A acolhida é temática, portanto as atividades seguem referências do filme de ficção científica Star Wars. Os acadêmicos ainda terão shows em três blocos da instituição, e em cada bloco será tocado um estilo de música diferente. No bloco A haverá shows com duplas no estilo sertanejo, já no bloco B a opção é para que gosta de samba e no C, os estudante vão poder curtir Pop Rock.

Ação oferece serviço especial na UBSF do Tarumã nesta terça-feira
A UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Tarumã promove nesta terça-feira (12) diversas atividades voltadas para a promoção de saúde da populaç...
Prefeitura e Sebrae fazem estudo em lojas para revitalizar rua 14 de Julho
A prefeitura de Campo Grande a o Sebrae de Mato Grosso do Sul estão realizando na rua 14 de Julho, Centro da cidade, um estudo técnico em 230 lojas, ...
Mau atendimento e buracos em pista atrapalham alunos em prova do Detran
O mau atendimento prestado por alguns dos examinadores e buracos presentes na pista de provas do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions