ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

UFMS demite professor de Medicina Veterinária por “conduta escandalosa”

Acusado havia sido afastado no fim de 2017 em meio a processo administrativo-disciplinar aberto por denúncia de estudante; alunos apontaram acusações de assédio e comentaram em redes sociais a decisão

Humberto Marques | 27/03/2018 17:47
Professor demitido lecionava na Famez e foi alvo de comentários de estudantes. (Foto: UFMS/Reprodução)
Professor demitido lecionava na Famez e foi alvo de comentários de estudantes. (Foto: UFMS/Reprodução)

Portaria da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) publicada nesta terça-feira (27) confirmou a demissão do professor Deiler Sampaio Costa, motivada por um processo administrativo-disciplinar aberto em 2016. Docente da Famez (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia), Deiler foi acusado de assédio sexual por uma estudante. Em novembro de 2017, o professor foi afastado das funções por 60 dias para andamento das apurações que resultaram no desligamento.

A portaria 349, assinada em 26 de março pelo reitor da UFMS, Marcelo Augusto Santos Turine, informa que a pena de demissão foi aplicada com base na lei federal 8.112/1990, que trata do regime jurídico dos servidores da União. O resultado do procedimento investigativo foi comentado –e até mesmo comemorado– por alunos da Famez em grupos de redes sociais, que mencionaram suspeitas de assédio contra o professor punido.

O desligamento do servidor, oficialmente, foi fundamentado na “incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição”, combinada a transgressões como o descumprimento de preceitos como exercer com zelo as atribuições do cargo e “tratar com urbanidade as pessoas”; bem como “valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública” e “proceder de forma desidiosa”.

O processo contra Deiler correu de forma sigilosa, sendo aberto a partir de denúncia de uma acadêmica em fevereiro de 2016. O caso veio à tona no fim do ano passado, com o afastamento do servidor. À época, a UFMS apenas confirmou a abertura do procedimento disciplinar, mas não deu detalhes sobre a acusação.

Via assessoria de imprensa, nesta terça, a universidade informou que não comentará processos administrativos. A reportagem não conseguiu contatar o professor demitido para que ele comentasse as acusações.

Nos siga no Google Notícias