ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

UFMS retoma aula presencial em março de 2022, com 5% mais vagas e novo curso

Campus da Capital terá bacharelado em História e inscrições no vestibular estão abertas em MS

Caroline Maldonado e Cristiano Arruda | 09/09/2021 10:26
Coletiva de imprensa com reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Marcelo Turine, na manhã de hoje. (Foto: Paulo Francis)
Coletiva de imprensa com reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Marcelo Turine, na manhã de hoje. (Foto: Paulo Francis)

Foram apresentados hoje (9), pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), detalhes sobre formas e regras de ingresso na graduação em 2022. O retorno das aulas presenciais será em março de 2022. Até então, os acadêmicos têm estudado em sistema híbrido, com aulas presenciais e online.

A universidade, que voltou a aderir ao (Sistema de Seleção Unificada) neste ano, também oferece vagas pelo vestibular e pelo Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva).

Haverá 5% de vagas a mais em relação a 2021, que teve 5.525 vagas em dez municípios. Serão oferecidos 114 cursos em 10 cidades. Do total de vagas, 60% serão por vestibular, 20% pelo Passe e 20% pelo Sisu.

Outra novidade é a inauguração do curso de bacharelado em História, no campus de Campo Grande. Além disso, o processo de inscrição está mais ágil, segundo o reitor, Marcelo Turine.

O candidato vai conseguir realizar em, no máximo, quatro minutos a inscrição, que antes era bem mais demorada.

Segundo o reitor, a universidade foi umas das três no país que não paralisaram as atividades em função da pandemia.

Reitor da UFMS, Marcelo Turine. (Foto: Paulo Francis)
Reitor da UFMS, Marcelo Turine. (Foto: Paulo Francis)

“Estamos aprendendo a trabalhar com o ensino híbrido, que não atrapalha o desenvolvimento do estudante. Por conta da pandemia, precisamos nos adaptar ao mundo digital. Estamos seguindo as grandes universidades do mundo. Com o Passe, queremos dar oportunidades ao alunos do ensino médio para estudarem na universidade”, comentou o reitor.

Inscrições - Até o dia 8 de novembro, é possível se inscrever para o vestibular e o Passe pelo site da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura). O vestibular será em 5 de dezembro de 2021. Clique aqui para se inscrever.

Já os estudantes que desejam entrar com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), precisam observar os prazos do Sisu, que ainda não abriu as inscrições para o primeiro semestre de 2022.

Passe - O programa tem três etapas. Os estudantes do ensino médio devem fazer provas nos dois primeiros anos. No terceiro ano, fazem a prova e uma redação, além de escolher o curso de graduação para concorrer. A primeira etapa será em 12 de dezembro.

Corredor da UFMS durante vestibular, no início de 2021. (Foto: Arquivo)
Corredor da UFMS durante vestibular, no início de 2021. (Foto: Arquivo)


Nos siga no Google Notícias