ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

UPA Vila Almeida tem problemas há mais de 2 anos, diz secretaria

Posto de saúde está interditado desde segunda-feira; Calha da unidade cedeu durante a chuva e local ficou alagado

Yarima Mecchi | 20/01/2017 10:39
UPA foi interditada na segunda-feira (16). (Foto: Adriano Fernandes)
UPA foi interditada na segunda-feira (16). (Foto: Adriano Fernandes)

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Vila Almeida tem problemas estruturais há no mínimo dois anos, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública). A unidade está interditada desde segunda-feira (16), após várias salas ficaram alagadas e as paredes energizadas, com o risco de choque por causa de uma chuva que atingiu a região oeste de Campo Grande - onde está localizado o posto de saúde.

Conforme a nota encaminhada pela Sesau reparos já estão sendo feitos na UPA que atende em média 250 pessoas por dia. "Estão sendo feitos com mão de obra e material próprio, por isso ainda não é possível orçar o quando será gasto. Por enquanto, o que tem sido feito tem custo baixíssimo para os cofres públicos e resolve parte dos problemas da unidade que são de ao menos 2 anos atrás", diz a nota.

A secretaria destaca que em paralelo aos reparos emergenciais está sendo elaborado um projeto para uma obra no local, que requer mais recursos. Equipes da Sesau e da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) fizeram uma vistoria no local para detectar os problemas e uma força tarefa foi estabelecida para fazer o serviço o mais rápido possível.

UPA ficou alagada. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
UPA ficou alagada. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)

Ainda de acordo com a Sesau, forro e a a calha ficaram mais prejudicados pela ação do tempo e pelas chuvas. Equipes estão trabalhando para resolver as infiltrações e a troca da laje já foi determinada, além de um reparo no forro. "Toda a parte de acabamento dos locais mais afetados deve ser refeito".

Desde segunda-feira a uma equipe mínima com dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, dois administrativos, um farmacêutico e um assistente social está trabalhando na UPA para atender a demanda espontânea de urgência e emergência.

Nos siga no Google Notícias