ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, DOMINGO  01    CAMPO GRANDE 26º

Capital

UPAs Vila Almeida e Universitário devem ser transformadas em UTIs covid

Habilitação está sendo tratada com Ministério da Saúde e desafoga, provisoriamente, demanda a hospitais

Por Silvia Frias | 29/03/2021 09:45
UPA Vila Almeida está no projeto da prefeitura de se transformar em pequeno hospital (Foto: Kisie Ainoã)
UPA Vila Almeida está no projeto da prefeitura de se transformar em pequeno hospital (Foto: Kisie Ainoã)

As UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Almeida e do bairro Universitário foram as definidas pela prefeitura de Campo Grande para serem transformadas em “pequenos hospitais”, e atender a médio prazo, mesmo em caráter provisório, pacientes intubados. O processo que está sendo negociado com Ministério da Saúde prevê 44 leitos.

A estratégia seria forma de retirar a necessidade imediata de transferência em 24h e dar suporte ao paciente até que se efetive a transferência para hospital que, hoje, enfrentam taxa de lotação superior aos 100% diariamente.

A transformação das unidades em pequenos hospitais foi a estratégia que vingou das discutidas em reunião realizada este mês na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Na reunião, chegou a ser sugerido um “plano de guerra” mais ambicioso, em que 23 unidades de saúde seriam fechadas para transferir os profissionais para unidades de atendimento de urgência mais estruturadas. A assessoria da Sesau informou que esta ideia foi apenas cogitada em reunião interna, entre várias outras.

A transformação das UPAs em pequenos hospitais está sendo negociada com Ministério da Saúde, já que depende de habilitação e, posteriormente, aporte do governo federal, mesmo que para cobrir gastos que seriam feitos em primeiro momento pela prefeitura.

Na sexta-feira, o secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho, havia falado sobre o plano que adaptaria 44 leitos nas duas unidades.

O compromisso de ampliar a rede de atendimento foi assumido na quinta-feira pela prefeitura durante audiência de conciliação da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário