ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Uso inadequado da rede de esgoto gera 280 ocorrências em apenas um mês

Francisco Júnior | 03/07/2013 20:25
Só em maio foram 280 ocorrências. (Foto: Divulgação)
Só em maio foram 280 ocorrências. (Foto: Divulgação)
Organograma de como funciona a rede de esgoto. (Foto: Divulgação)
Organograma de como funciona a rede de esgoto. (Foto: Divulgação)

O uso inadequado da rede de esgoto gerou, em maio, mais de 280 ocorrências atendidas pela equipe de esgotamento sanitário da Águas Guariroba. Campo Grande tem hoje um índice de 69% da população com rede de coleta e tratamento de esgoto disponível. Para manter o sistema em bom funcionamento, também é necessária a participação dos moradores.

O acúmulo de lixo e o lançamento indevido de água de chuva nas tubulações de coleta do esgoto são as principais causas de extravasamentos atendidas pela cidade. De acordo com o gestor de esgotamento sanitário da empresa, Mário Marcio Gonçalves, em meses com grande volume de chuvas na Capital, o índice de ocorrências atendidas pela equipe de manutenção praticamente dobra.

“A tubulação de esgoto é mais estreita que a rede de águas pluviais, estas sim, preparadas para receber água da chuva”, comenta.

O lançamento de água de água da chuva na rede de esgotamento sanitário é uma situação irregular, porém muita gente desconhece, por isso é importante verificar.

O gestor lembra também que ao fazer a ligação interna da residência à rede de esgoto, os moradores devem estar atentos: “A tubulação do esgoto deve receber apenas os resíduos sanitários”. São resíduos sanitários a água utilizada na pia da cozinha e do banheiro, descarga do vaso sanitário e água do chuveiro, entre outros. Água da calha ou do quintal não são esgoto.

Outro fator que ocasiona entupimentos e extravasamentos na rede de esgoto é o acúmulo de lixo na tubulação. Óleo de cozinha, restos de alimentos descartados na pia da cozinha, papel higiênico, sacos plásticos, bituca de cigarro, absorventes e preservativos jogados no vaso sanitário, são alguns dos exemplos de lixo que podem causar danos ao encanamento. Ações bastante simples evitam que este tipo de ocorrência: basta que todos deem a destinação correta ao lixo e lancem as águas da chuva devidamente na rede de drenagem urbana.

Nos siga no Google Notícias