A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

08/12/2012 10:01

Usuários elogiam novos ônibus, mas há quem diga: nada mudou

São cinco novos veículos articulados com cara de modelos de viagem

Helton Verão
Design e modernidade chama a atenção da população (Foto: Simão Nogueira) Design e modernidade chama a atenção da população (Foto: Simão Nogueira)
Ônibus novos tem tecnologias que antes não era oferecidas.Ônibus novos tem tecnologias que antes não era oferecidas.

Já estão em circulação em Campo Grande 25 novos ônibus na frota do transporte coletivo. Nas ruas, o que mais chama atenção são os cinco articulados e o design. 

“É ônibus circular? Parece mais de viagem!”, se espanta ao entrar no veículo a copeira de 43 anos, Ilma Aparecida. Ela confessa que ficou na dúvida no momento em que o ônibus parou no ponto, pois ainda não tinha visto de perto o novo modelo do articulado. “Quanto mais qualidade tiver o transporte coletivo, menos estresse no dia a dia o usuário vai ter”, comenta Ilma. Ao se sentar, a copeira visualiza cada detalhe e não se cansa de elogiar.

“Levo uma hora e meia de casa até a faculdade, mas quanto mais qualidade tiver o transporte, menos a população vai ter motivos para lamentar o tempo de percurso e do valor da tarifa, se todos fossem assim ia ser muito bom”, afirma a estudante de psicologia Josy Godoy, de 23 anos.

Josy lembra que o usuário até esquece valores de tarifa e longo tempo de percurso se existir boa qualidade (Foto: Rodrigo Pazinato)Josy lembra que o usuário até esquece valores de tarifa e longo tempo de percurso se existir boa qualidade (Foto: Rodrigo Pazinato)
Para os estudos, wi-fi vai ser essencial lembra o acadêmico Renato (Foto: Rodrigo Pazinato)Para os estudos, wi-fi vai ser essencial lembra o acadêmico Renato (Foto: Rodrigo Pazinato)

A conexão wi-fi grátis também é outra facilidade, principalmente para jovens e estudantes. Além dos já tradicionais fones de ouvido, o passeio nas redes sociais e sites é a distração agora. Estudantes aproveitam a ida e vinda à faculdade para conversar pelos celulares e notebooks.

“A conexão wi-fi é, sem dúvida, o que mais chama a atenção, nós acadêmicos podemos ir estudando no caminho a faculdade”, conta o estudante de Biologia, Renato Figueiredo. Os usuários também poderão acompanhar o horário que os coletivos estarão nos pontos, por meio da internet, pelo computador ou celular, como já existe em grandes cidades.

Outra inovação vai beneficiar os deficientes que terão, por meio de um aplicativo no celular, como verificar os horários dos ônibus especiais para quem depende de cadeira de rodas.

Segurança elogia mas pede cuidado dos usuários (Foto: Rodrigo Pazinato)Segurança elogia mas pede cuidado dos usuários (Foto: Rodrigo Pazinato)
Novos ônibus tem chamado a atenção da população pelas ruas de Campo Grande (Foto: Rodrigo Pazinato)Novos ônibus tem chamado a atenção da população pelas ruas de Campo Grande (Foto: Rodrigo Pazinato)

População deve cuidar – Sobre todos os novos acessórios e design, o que foi unanimidade entre todos entrevistados é o cuidado com os veículos do transporte coletivo. A maioria antes de elogiar, pede cuidado.

“Demos um novo passo, com algo que Campo Grande nunca teve, vamos ver se a população terá a consciência de preservar o que é nosso. Estamos com veículos como este de primeiro mundo, temos que cuidar”, reforça o segurança Sebastião Ocampos, de 42 anos.

Os novos ônibus da frota possuem todos os itens de segurança para veículos deste porte no mercado, com câmeras de segurança e GPS (Sistema de Localização por Satélite), sensor de estacionamento e câmeras nas portas de desembarque. Mais compridos, com 20 metros, dois a mais do que os que já trafegam há alguns anos na Capital.

Mas nem tudo são elogios à nova frota do transporte coletivo da Capital. O porteiro Silvino Amarilha, de 43 anos, utiliza os ônibus todos os dias. A frequência do usuário lhe permite fazer questionamentos sobre a qualidade oferecida. “Os ônibus só foram reformados e no mais está tudo a mesma coisa. Reformaram e falam que são novos”, reclama.

“Continua da mesma forma, motoristas sem educação, passagem cara, vamos ver o que o Bernal faz”, diz Amarilha, cobrando o prefeito eleito Alcides Bernal (PP) e citando o valor da passagem de ônibus, que atualmente custa R$ 2,85.

A estudante Helen Soares, de 19 anos, afirmou que os passageiros estão acostumados com os ônibus lotados e disse que cansa no longo tempo de trajeto. “Fazem 12 anos que moro aqui. Fazem 12 anos que vejo isso”.



Pra quem tanto reclama é facil. É só comprar um carro e nunca mais andar de ônibus. Esses ônibus articulados custam aproximadamente uns 700 mil reais, paga sua passagem e fica "quietinho", nunca que você vai andar num carro de 700 mil reais. Paga sua passagem, fica "quietinho", não distroi o ônibus e aproveita, você esta andando num carro que custa proximo a 1 milhão de reais.
 
Monica Silva em 09/12/2012 15:26:46
Novo, novo não é né tirando os novos articulados e uma minoria o resto foi tudo trazido de São Paulo, São vicente, Uberaba e Curitiba olhem as placas dos onibus novos pra verem
kkkkk
 
Janderlan Azevedo em 09/12/2012 08:43:34
Ótimo termos novos onibus com certeza, a população deve ter cuidados tbm claro, mas penso que uma reforma no planejamento de horários seria interessante tbm. Pois hoje temos a integração do vale transporte, mas ela tem um tempo determinado para utilização a demora dos onibus acredito que é o problema maior. Tem linhas onde esperamos até 1 h e 20 min. por um onibus se perdemos o anterior, agora imaginem nesse horário de verão perder um onibus ou ter que se levantar as 4h para chegar no horário no emprego. Minha opinião é: reformulem o planejamento de horário, creio que vai ajudar bem mais.
 
Miriam Pereira em 09/12/2012 02:34:40
Uma outra observação a população não sabe usar o novo ônibus articulado,pois andam com a janela aberta sendo que tem ar não sei pra que fazer com janela sem ser lacrado pois o povo q usa não sabe usar,esses dias entrei em um e suei que nem panela de pressão pois as janelas estavam todas abertas pra que o ar então??
 
Gian Gomes em 08/12/2012 20:57:21
novos só os articulados os outros tem placas de SP MG sao usados
 
claudinei braz em 08/12/2012 20:05:42
o gente ingrata quem não ta feliz compra um carro.
 
fernando alves em 08/12/2012 19:59:31
E alem dos 74 ônibus velhos que colocaram no lugar da serrana, os articulados que prometeram ter AR CONDICIONADO, vieram apenas com climatizadores (ventilador no teto)
 
Robson Gomes em 08/12/2012 18:15:30
O Trasporte Público de Campo Grande é CARO; DEFICIENTE NO QUE SE REFERE AO ATENDIMENTO DA DEMANDA; ATRASA (QUASE TODOS OS DIAS); TEM MAIS FERRO POR DENTRO DO QUE ESPAÇO E CONFORTO (PELO VALOR PAGO, DEVERIA TER AR CONDICIONADO, TV DE LED, ÁGUA GELADA, ETC). RISOS!



 
Thiago Assis em 08/12/2012 17:01:11
O Ser Humano nunca está satisfeito com nada, inclusive nessas pequenas coisas!
 
Isaac Pancini em 08/12/2012 15:46:49
Pelo abuso da tarifa, deveria ter um notebook disponível para cada passageiro!
 
Hugo Alves em 08/12/2012 14:10:38
o povo tem mesmo é q andar a´pé,pois esta sempre reclamando e nunca se encanta ou se contenta com nada ,nem mesmo com um veículo q o transporta,embora q cobre ,mas uma mísera taxa......nossa os onibus estao ótimo ,pois se naum fossem eles muitas gente iria curtir um pé todos os dias.....vao catar coquinho,,povao só sabe reclamar...reflita....
 
ceres martins em 08/12/2012 13:28:18
Não adianta ter ônibus ano 2012 se os mesmos continuarem lotados como os de 2011. Nos horários de pico (6:30 às 8:00 ; 10:30 às 13:30 e das 16:30 às 18:00) tem de triplicar a frota de certas linhas!
 
Alexandre de Souza em 08/12/2012 12:16:48
Outro dia peguei um desses onibus que dizem ser novos e me assustei,me indiguinei....estava td velho dentro do onibus....eu acho que so maquiaram os onibus para enganar o povo...vamus abrir os olhos...fica minha indiguinação...
 
ana paula landgraf em 08/12/2012 10:51:26
Janeiro tá ai, p/ quanto será que vai aumentar a tarifa, pois todo o final de ano é assim sempre muda alguma coisa, chega janeiro ou Fevereiro sobe......
 
Elaine Cunha em 08/12/2012 10:41:20
Sim,... claro... três articulados... e alguns vários recauchutados que dizem que são "novos". Agora um ponto que observei no articulado novo. Pessoas com estaturas baixas, tem dificuldades de se segurar, pois é muito alto onde se segura no teto do coletivo... não é um crítica, e sim uma observação.
 
Eduardo Nassh em 08/12/2012 10:31:10
Muitos novos só na pintura, que muitos ônibus são refugos de outras cidades ai pintam e falam que são novos para iludir a nos população só olhar as placas dos veículos para ver que já eram usados tem de uberlândia , são paulo so refugos que a população que sofre.
 
Waldecir da Silva em 08/12/2012 10:29:22
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions